Lembro-me da polémica à roda da construção da Lota. Tinha que ficar em Aveiro, que era dona e senhora do Porto de Aveiro. E os barcos de pesca costeira, traineiras e outros, para descarregarem o pescado, tinham mesmo de navegar até lá. Alguns empresários mais espertos procuravam pescar pelas bandas de Leixões. E em pouco tempo, sem mais despesas, descarregavam e voltavam ao mar.
Um dia questionei um sobre o motivo dessa preferência por Leixões. Respondeu-me: — Já viu a despesa de gasóleo que se poupava? O pescado, mesmo quando era pouco, tinha de ser descarregado para não se estragar e as viagens de ida e volta até à lota de Aveiro significavam um alto custo.
Políticas e políticos sem visão provocaram altos danos às pescas, aos empresários e ao país.
Décadas depois, os portos de Pesca Costeira, Comercial, Industrial e Longínqua estão todos na Gafanha da Nazaré. E os primeiros mesmo à boca da Barra. A Lota da imagem passou à história.