sábado, 16 de março de 2019

Andanças: Vouzela e Paços de Vilharigues

A Lita com ponte ferroviária à vista. Agora pedonal 
Eu em Vouzela à espera que a  Lita disparasse a máquina
Ao longe, a Torre Medieval 
Capela de Santo Amaro



Torre medieval

Inscrição junto à Torre Medieval
Vouzela vista da Torre
Vouzela e Paços de Vilharigues é uma freguesia do concelho de Vouzela. Não é uma freguesia muito povoada, pois tem apenas cerca de dois mil habitantes, mas tem carisma e história, que os meus leitores poderão consultar no ciberespaço. Passei por lá nas minhas andanças por terras sem mar à vista. 
Era um dia normal de trabalho e no centro da vila registava-se algum movimento. Não fomos lá apenas para recordar bons tempos em que acampávamos com a família em Serrazes, muito perto de Vouzela, mas também levávamos em mente comer os célebres pastéis que ostentam o nome da vila e apreciar alguns monumentos. O tempo urgia, mas deu para os saborear no Café  Central e desandar, que se fazia tarde. 
A esse café associávamos duas senhoras de idade, decerto já falecidas, com jeito de proprietárias e de postura senhorial. Não as vimos, mas vimos duas ou três mesas com senhoras um pouco idosas em hora do lanche. Aliás, nós também já não somos muito jovens. 
Numa volta pela vila, apreciámos os monumentos com inscrições esclarecedoras, A certa distância, lá estava a ponte ferroviária, agora pedonal, um ou outro palacete e na memória eu ainda tinha gravada a estória do Alferes Duarte de Almeida, o decepado, herói da batalha de Toro, em 1 de março de 1476, do tempo de D. Afonso V, que se meteu na guerra da sucessão de Castela. 
Rumámos para Vilharigues, graças ao desafio da Torre Medieval, bem cuidada e enquadrada, a mais de 400 metros de altitude, mas de portas fechadas. Havia sinais de utilização cultural, mas nem sequer um cartaz elucidativo havia à vista. Ao lado, a capela de Santo Amaro. Todo o conjunto se apresentava bem tratado. E desandámos para outra etapa, de que falarei um dia destes. 

FM 

sexta-feira, 15 de março de 2019

Georgino Rocha: A nova fisionomia de Jesus

«Escutar Jesus, reconhecendo que a razão humana apesar das suas aspirações legítimas, tem limites e pára às portas do mistério que revela outros horizontes da vida»

Após a crise de Cesareia de Filipe, fruto do diálogo tenso de Jesus com o grupo dos apóstolos, a relação entre eles fica abalada. A opção de Jesus é clara: avançar para Jerusalém, sofresse o que sofresse, mesmo a morte por condenação, enfrentar as autoridades religiosas e civis, reafirmar o amor ao Reino de Deus e à verdade do ser humano, provocar um novo estilo de vida em convivência solidária com todos. A dos discípulos, liderados por Pedro, também é clara: ver Jesus triunfar e ser senhor, partilhando com eles a sua vitória. A discórdia é total e mostra-se sobretudo nos meios a usar, nos passos a dar, no embate final a travar (de que será um símbolo o episódio da espada no Jardim das Oliveiras.
Passaram seis dias, informa Marcos, indicando o tempo decorrido para os discípulos “digerirem” o anúncio da opção de Jesus. Não será tanto a duração temporal que o relator quer realçar, mas a intensidade psicológica e espiritual da experiência vivida. Tempo suficiente para a crise ser digerida. Tempo que termina com um acontecimento excepcional, a Transfiguração, de que fala o evangelho de hoje (Lc 9, 28-36).
Jesus resolve antecipar um vislumbre da sua Ressurreição. Toma consigo Pedro, Tiago e João. Sobe à montanha, o Tabor. Enquanto ora, transfigura-se. Altera o aspecto do rosto e faz brilhar as vestes com brancura inigualável. Conversa com Elias e Moisés que, entretanto, lhe aparecem. É identificado por uma voz que se faz ouvir com autoridade: “Este é o Meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!”.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Andanças: São Pedro do Sul










Passámos um dia destes pelas Termas de São Pedro do Sul para respirar um pouco do ar sadio da serra. Dia agradável e sem grande movimento, que a época de tratamentos, ao que suponho, é mais a partir da primavera. 
Na curta estada, que outros rumos estavam na agenda, deu para rever as termas, com mais de dois mil anos de história,  recordar o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, que por ali tratou da perna partida em Badajoz, sem grande êxito, já que, que eu saiba, passou a ser transportado em coisa parecida com uma padiola. Se estiver enganado, digam, por favor. 
No balneário Rainha Dona Amélia, sem hora de visitas, que o horário estava encerrado,  apenas pudemos apreciar a escadaria com o retrato da Rainha, no cimo,  com a inscrição que apresento. E depois fomos ver o rio Sul para registar a pressa com que corre para o Rio Vouga, com a Ria de Aveiro no horizonte. 

FM

quarta-feira, 13 de março de 2019

QUARESMA: Tempo para descobrir as sugestões de Deus


"Aprender a viver é aprender a morrer a tudo o que nos estraga sob o ponto de vista intelectual, afectivo e social. Os 40 dias da Quaresma são uma bênção. Um tempo de retiro destinado a aprender a resistir à tirania diabólica da publicidade que nos impõe modelos de vida e de organização económica, social, política, cultural, religiosa e irreligiosa, a nível local e global, pessoal e familiar. Um tempo para a descoberta do que é essencial, supérfluo e prejudicial. Um tempo para descobrir as sugestões de Deus, dentro e fora de nós"

Frei Bento Domingues,
in PÚBLICO

NOTAS:
1.Publicado no meu blogue em 10-02-2008;
2.Passados 11 anos, a proposta é pertinente.

terça-feira, 12 de março de 2019

Robertos e marionetas na Gafanha da Nazaré

Armando Ferraz

Entre 4 e 8 de abril, vai decorrer na Gafanha da Nazaré, em vários espaços, um evento promovido pelo “23 Milhas”, que envolve marionetas de gelo, robertos feitos a partir de resíduos reaproveitados. 
O espetáculo de rua será protagonizado pela comunidade local, havendo algumas novidades. Os apreciadores destes espetáculos devem ficar atentos porque haverá espaços para todos.
Os promotores recordam que a nossa terra foi eternizada na história pela arte bonecreira de Armando Ferraz, de saudosa memória.

Francisco é um médico de família


«Francisco parte e anda por todo o mundo armado apenas com aquela malinha que leva consigo, e parece precisamente um médico que vai a tua casa, ao teu encontro, para te dar o cuidado de que precisas. E não é um médico qualquer, nem um médico especialista numa só área da medicina, não. Francisco é um médico de família.»

Ler mais aqui 

domingo, 10 de março de 2019

Frei Bento Domingues: Que faremos desta Quaresma?

Bento Domingues
"Sabemos demasiado as consequências
das vezes que, na Igreja,
se esqueceram as opções do Mestre."

1. Quem nunca ri, quem nunca tem vontade de rir, quem anda sempre à procura de más notícias, falta-lhe alguma coisa. Desde sempre se considerou que o ser humano é um animal que ri, que ri das coisas e das situações mais variadas, que faz rir e, sabedoria suprema, sabe rir de si mesmo. Não é muito agradável viver com pessoas que reprimem, em si, o sentido de humor e que se ofendem com o humor dos outros.
A relação do riso com as religiões está tecida de contrastes. Só os ignorantes podem dizer que a alegria, o bom humor e a religião andaram e andam sempre de costas voltadas [1]. Pelo contrário, muitas das expressões da religião popular eram, também, as grandes celebrações da alegria do povo cristão. No entanto, em certas épocas e em certos grupos, no campo católico (mas não só), religião e tristeza, vida religiosa e clima sombrio, desenvolveram uma relação pouco sadia. Não riem e não suportam o riso dos outros. Sentem-se tão ofendidos com as brincadeiras que os outros fazem ou dizem acerca da sua religião que podem até suscitar a violência contra os humoristas. Decretam que o sagrado é intocável.
Foi há muitos anos – eu ainda era muito novo – que, numa aldeia vizinha, na festa de Santa Apolónia, ouvi o que nunca esqueci.
Não havia electricidade, mas uns geradores conseguiam que os altifalantes transmitissem discos de folclore nortenho que estavam proibidos em festas religiosas. É evidente que as populações nem dessa nova tecnologia precisavam para cantar à desgarrada e dançar horas a fio. Não faltava, nas aldeias, quem soubesse tocar viola, violão, cavaquinho, concertina, etc.. Nos anos 40 do século passado, nasceu e desenvolveu-se uma pastoral equivocada de “cristianização” das festas. Havia, na mesma altura, muita vontade de criar a JAC. Quem pertencesse à Acção Católica não podia dançar, mas a dança em público, no terreiro, era, na minha zona, tão antiga que era irreprimível.
Recordo que, nessa festinha de Santa Apolónia, estavam velhos e novos entusiasmadíssimos a dançar. De repente, ouviu-se a voz do pároco, pelo altifalante, a proibir aquela alegria e disse textualmente: “preferia ver-vos ir para o Hospital de S. Marcos de Braga, de cabeça rachada, do que ver-vos dançar.”