quarta-feira, 11 de maio de 2016

Em repouso absoluto


Os barcos também precisam de repousar. Regularmente, quando os pescadores deixam tudo para dormir ou quando o tempo não permite a saída para a pesca. Mas este barco do mar, usado na arte da xávega, está mesmo em maré de descanso absoluto. Passei por ele e certifiquei-me de que era mesmo isso. Degradado pelas batidas do mar? Talvez. E por ali ficou como velho desanimado simplesmente à espera da hora da partida final. Será? 
Bom feriado para os amigos aveirenses. Santa Joana merece a devoção de todos. 

O Deus do padre Halík

Crónica de Carlos Fiolhais no PÚBLICO 

Halík busca consequências da sua tese 
para o enevoado futuro da Europa

«O autor de Quero que Tu sejas! busca consequências da sua tese para o enevoado futuro da Europa. Vê a necessidade, na construção do futuro, de um diálogo entre o humanismo cristão e o humanismo secular. É mais do que uma coincidência que o filósofo Luc Ferry, ex-ministro da Educação francês e representante do humanismo secular, tenha vindo a defender a centralidade do amor no que ele chama “espiritualidade laica”. Escreveu em A Revolução do Amor (Temas e Debates, 2011): “É o amor que dá todo o sentido às nossas existências. É ele que nos obriga, nem que seja pelos nossos filhos, a não ceder ao pessimismo, a nos interessarmos, apesar de tudo, pelo futuro...”»

Leiam toda a crónica que vale a pena.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Couto de Esteves não me sai da memória

Casa bem restaurada 
Rua estreita e casario
Pelourinho e serra ao longe
Casas de pedra bem reconstruída
Largo da Igreja em dia de leilão
Interior da Igreja Matriz
Igreja Matriz
Santo Estêvão numa parede de casa particular
Couto de Esteves, no concelho de Sever do Vouga.

Lê-se na Wikipédia que «em 1128 D. Teresa e D. Afonso Henriques, conjuntamente, assinaram o foral que tornou Couto de Esteves vila e sede de concelho, tornando-o couto do mosteiro de Lorvão e concedendo-lhe grande quantidade de privilégios. Era constituído pelas freguesias de Arões, Couto de Esteves, Junqueira, Rocas do Vouga e Ribeiradio. Em 1801 tinha 820 habitantes e era conhecido também como Castelo de Santo Estêvão. O concelho foi extinto em 1836. Resta ainda o vetusto pelourinho e o velho edifício que foi a Câmara. Antiquíssima é também a sua Igreja Matriz. Nos sécs. XVI-XVII foi erigido o solar da Casa da Fonte, no Couto de Baixo, que foi residência da ilustre família Sequeira e Quadros


Depois desta referência, porventura demasiado sucinta, permitam-me que confesse que gosto daquela bonita freguesia, um pouco longe dos meus habituais percursos. Gostar ou não gostar não terá grande forma de se justificar. Gosta-se porque sim...
Há décadas, andei por aquelas bandas ao serviço do Ministério da Educação. Mesmo com curtas estadas, apreciava a rusticidade da terra, o acolhimento que me foi prestado por amigos, a simpatia do povo, a beleza das paisagens, a pureza dos ares.
Voltei há uns dois ou três anos, se não me engano, e encontrei Couto de Esteves de ruas sinuosas, casario de pedra, Igreja Matriz asseada, marcas de um passado antiquíssimo, que remonta à fundação da nacionalidade e mesmo antes. E prometi voltar, mas o tempo foge de mim a passos apressados. 
Um dia destes encontrei na revista "Ilustração" uma foto de pastora que publiquei no ciberespaço. Foi registada por um tal Coutinho, apelido de gente importante daqueles lados. E voltei a recordar caminhos por ali calcorreados e imagens que me não saem da memória. Pode ser que um dia volte a Couto de Esteves.

Fernando Martins 

Festa da Primeira Comunhão na Gafanha da Nazaré

As crianças podem falar com Jesus 
tal como falam com um amigo


No domingo, 8 de maio, na Eucaristia das 10 horas, celebrou-se a Festa da Primeira Comunhão. Vestidas de branco, 92 crianças receberam Jesus Sacramentado, depois de três anos de catequese adequada às suas idades, graças à dedicação de 13 catequistas. Coordenou todo o trabalho a catequista Isabel Simões.
À homilia, o nosso prior, Padre César Fernandes, ao dirigir-se às crianças, que circundavam o altar, sublinhou que importa testemunhar a nossa fé, «sem vergonha nem medo, mas também sem respeitos humanos». Recordou que Jesus nos prometeu, antes de partir para o Pai, que «nos enviaria o Espírito Santo para compreendermos melhor que temos de fazer o bem e cumprir as nossas obrigações». «Jesus quis ficar connosco ainda sob a forma do pão e do vinho, porque é nosso amigo», disse. E recomendou às crianças que podem «falar com Jesus», tal como falam com um amigo.
Aos pais, os primeiros responsáveis pela formação dos seus filhos, o Padre César lembrou que «educar é também dar-lhes o sentido do divino, do sagrado, orientando-os para os caminhos da verdade e da vida».

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Piódão — Para turista que preza a cultura e a natureza

Visita com data de 15 de julho de 2005

Ontem, a vida trouxe-me um amigo que acabara de regressar de Piódão, a aldeia histórica que há uns 11 anos me encantou. Fui à cata dela nos meus blogues para recordar o que na altura registei. E revivi então a visita feita com a Lita num verão agradável.












De Arganil, rumei a Piódão, uma Aldeia Histórica que é uma referência nacional. Foram 41 quilómetros, por estrada que serpenteia a Serra do Açor, do cimo da qual se pode apreciar um panorama único, pela verdura que o enche e pelos desfiladeiros que atemorizam o viajante mais destemido. Por aqui e por ali, casebres abandonados, de xisto, e, lá no alto, as torres que aproveitam a energia eólica. Nem vivalma pelo caminho. Apenas a serenidade e a beleza do ambiente, o ar puro que desentope os brônquios e a alma a sentir-se livre e a querer voar para chegar ao infinito. Depois, ao longe, ao virar de uma esquina serrana, meta à vista, com o casario da aldeia, como um bloco único de xisto.
Piódão é uma aldeia que não pode deixar de fazer parte de qualquer roteiro turístico para quem busca raízes ancestrais. A fundação do povoado data de 1676 e mantém, ainda hoje, as caraterísticas da região, com uma fidelidade que impressiona. Povoamento concentrado de montanha, numa encosta e em ladeira, casas de xisto, ruas pedestres estreitas e tortuosas, regatos que escorrem por leito de pedra, flores e hortas em recantos aproveitados, tudo nos mostra o labor harmonioso de gente que através de séculos e séculos ali se fixou.
Hoje, Piódão tem apenas 60 moradores, seis dos quais são crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos. A Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que no presente ano letivo teve um só aluno, filho do próprio professor, dali natural, vai encerrar. Mas a vida continua na aldeia, com gente que emigra e que volta, com gente que a visita, que o turismo, agora, é uma das principais fontes de receita.
Nesta aldeia histórica, servida por ligações rodoviárias, há alojamentos, cafés e restaurantes, onde ainda é possível apreciar o cabrito assado e a chanfana, tendo a tigelada, o pão de ló, as filhós e os coscoréis como boas sobremesas. O licor de mel e a aguardente de medronho, que dizem ser bons digestivos, e o mel, de produção regional e local, são excelentes.
Durante os percursos turísticos, feitos por ruas e ruelas, de empedrados irregulares, podemos apreciar, para além do casario que domina tudo, a Capela das Almas (1852), a Capela de São Pedro (1838), padroeiro da povoação, a Capela de São João (da primeira década do século XVII), e a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, edifício setecentista, que foi construída no século XIX, tendo como autor do projeto o Cónego Manuel Fernandes Nogueira. Junto à matriz há casas datadas de 1869.
Como curiosidade história, aponta-se o facto de Diogo Lopes Pacheco (estes apelidos ainda hoje existem na aldeia), conselheiro de D. Afonso IV e que contribuiu para o assassínio de D. Inês de Castro, se ter refugiado em Piódão. Também se diz que o célebre salteador e assassino João Brandão, que atacava de noite os povos da região, se escondia de dia em casa do pároco.
O Núcleo Museológico do Piódão, que merece um texto à parte, é lugar de passagem obrigatória para o turista que preza a cultura.

Fernando Martins

domingo, 8 de maio de 2016

Gafanha sobe à Liga Feminina de Basquetebol


«O Gafanha selou a subida à Liga Feminina com um triunfo (76 - 37) “fácil”, demasiado fácil, aliás, diante da frágil formação do Coimbrões, que serviu de testemunha ao feito tão espectacular quanto inédito alcançado pela turma de Joanna Vieira. A justiça da vitória nem sequer está em causa, face à diferença de números e de andamento de duas equipas separadas por… 39 pontos.
Um prémio para uma temporada fantástica que, a partir deste momento, tem como único objectivo levantar o título de campeãs nacionais. Feito que, pela amostragem até aqui dada, está perfeitamente o alcance de um grupo que conta com atletas experientes, sobretudo a base Sara Dias (na foto, com a bola), já com andamento de Liga (ao serviço do Vagos) e títulos conquistados.»

NOTA: 
1. Transcrito, com a devida vénia, do Diário de Aveiro
2. Os meus parabéns a todos os responsáveis, dirigentes, treinadores  e atletas do GDG. 

Uma Igreja sem conflitos?

Crónica de Frei Bento Domingues no PÚBLICO

Frei Bento Domingues
«Igrejas sem conflitos? 
Nem ontem nem hoje nem amanhã. 
A grande sabedoria consiste em não os negar nem os acirrar.»


1. Igreja sem conflitos? Nem hoje nem ontem nem amanhã. A própria evocação dos seus mortos mais célebres serve, muitas vezes, para levantar conflitos entre os vivos.
Ninguém dispõe da fórmula exacta para realizar o mundo de novos céus e nova terra, sem lágrimas de dor ou de luto [1]. Ao sair da Missa onde foi anunciado esse sonho antigo, dizia-me um amigo: nos anos 50 do século passado, o P. Lombardi e o P. Vieira Pinto, contentavam-se com modestas propostas para um “mundo melhor” e nem aí chegamos! A própria União Europeia perdeu a pouca alma que tinha, desistiu da ousadia e caiu na burocracia.
Sem condições para comentar a significação do papel dos sonhos de uma “terra sem males”, comum a várias culturas arcaicas – com frutos amargos quando se tentou convertê-los em “programas científicos” de ordem social e política –, observei apenas que também a opção pelos “paraísos fiscais” talvez não seja a festa da ascensão aos céus da população mundial. Por aí ficamos.
No Domingo passado, transcrevi uma breve passagem da extraordinária Exortação, A Alegria do Amor, na qual o Papa Francisco se referia a duas lógicas que percorrem toda a história da Igreja, desde o concílio de Jerusalém [2] até hoje: marginalizar e reintegrar. Jesus, morto por uma coligação táctica, foi excluído de Israel e do Império romano [3].

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