quarta-feira, 16 de abril de 2008

HUC: Estacionamento muito difícil

Por motivo de consulta médica, acompanhei hoje uma familiar ao Hospital Universitário de Coimbra, onde, aliás, tenho ido inúmeras vezes. Hoje como sempre foi muito difícil estacionar. A paciente teve que correr para não perder a consulta e eu tive de andar, andar, andar à procura de um cantinho para estacionar o carro. Como é sabido, naquela zona da cidade há vários hospitais ou diversas dependências do mesmo. O HUC propriamente dito, o Hospital Pediátrico, o IPO e outros. E o problema está aqui. Com tão completa concentração de serviços, decerto com muitas centenas de funcionários, entre médicos, paramédicos, auxiliares e administrativos, os espaços existentes mal dão para eles. E para os doentes e acompanhantes que chegam de toda a Região Centro para as consultas e exames? É impossível. Não se compreende como é que os programadores, projectistas, políticos e demais responsáveis por estes equipamentos não pensam nestas questões. Usar transportes públicos? É complicado. Mas quem usa os seus meios próprios, como é que há-de fazer? Só há uma solução: cada doente tem de levar um condutor para andar por ali às voltas enquanto dura a consulta. Hoje de manhã havia muitos, como eu. Em conclusão: pensar na construção de hospitais (e de quaisquer equipamentos) exige que se pense na qualidade de apoios aos doentes, seus familiares e utentes.
FM

Na Linha Da Utopia

D. Ximenes Belo

Diálogo de culturas, ciências e religiões

1. «Onde há diálogo não pode haver agressividade» (Emmanuel Mounier, 1905-1950). Consequentemente, quando há agressividade é sinal de que não se assume o diálogo como procura de entendimento do diverso humano. O ano 2000, a passagem do milénio, trazia consigo a expectativa, finalmente, de “todo” o progresso humano; agora que estavam derrubadas as ideologias do séc. XX, faltando unicamente regular, humanizando, a desordem do capitalismo (selvagem) florescente. Este não se regulou e o momento dramático do “11 de Setembro 2001” trouxe consigo o novo imperativo ético de integrar no esforço reconciliador (uma hermenêutica = estruturação com degraus, como uma escada) todas as ordens do pensamento, não só os admiráveis conhecimentos científicos experimentáveis “tocavelmente”. Todas as culturas, filosofias e religiões, na riqueza da sua diversidade, são caminhos de procura de sentido que condensam em si próprios milhentos símbolos e significados que os tempos, apressados, que vivemos dão pouco lugar ao seu reconhecer e mesmo apreciar como apelo ao “sentido”: tarefa essencial para que a bondade substitua a agressividade.
2. Segundo estudo da UNESCO (ano 2000), existem no mundo cerca de cinquenta mil culturas. Neste contexto, a diversidade é, pois, a riqueza maior a destacar, num enraizamento que brota, naturalmente, do desígnio da unidade comum a todos os seres humanos. Por vezes sente-se que o prato da balança tem crescido muitíssimo para alguns em termos de sociedade de conhecimento científico, tecnológico e económico; mas, ao que parece e pelos efeitos de uma certa “agressividade” intolerante espelhada em múltiplos acontecimentos mundiais, tem crescido (ainda) pouco o prato da balança da inclusão positiva dos conhecimentos da ordem mais filosófico-social e cultural, solidária e essencialmente humana. O desafio do século XXI pode estar espelhado no slogan que a Europa escolheu para si própria neste Ano 2008 – Ano Europeu para o Diálogo Intercultural.
3. Assinalando este Ano Europeu em Aveiro, a EPA – Escola Profissional de Aveiro, levou a efeito significativa iniciativa de alargada sensibilização para os valores do diálogo intercultural e inter-religioso. No Centro Cultural e de Congressos de Aveiro as centenas de estudantes, na linha programática da escola, no âmbito da formação humana para a cultura e sociedade contemporâneas, acolheram com agrado intervenientes de diversas culturas e religiões presentes em Portugal e no mundo, numa óptica do «diálogo inter-religioso para a construção de uma Europa pluralista». Vale a pena referir os nomes: da comunidade islâmica esteve Faranaz Keshavjee; da comunidade judaica, Joshua Ruah; pelo cristianismo, Anselmo Borges. Foi especialmente convidado e homenageado D. Ximenes Belo (bispo emérito de Díli, Nobel da Paz 1996), neste desígnio das culturas, ciências e religiões em diálogo na promoção da paz mundial e da inalienável dignidade da pessoa humana. De tanta riqueza partilhada fica a expectativa feita certeza de que o cidadão do futuro terá de ter estas questões bem presentes na sua formação de todos os dias. Dizemos formação e não formatação!... Para que a bondade humana da PAZ brilhe acima de tudo e em todos.

DIA MUNDIAL DA VOZ

No Dia Mundial da Voz, nada melhor do que ouvir "A VOZ" - Frank Sinatra.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Celebrar o Património Religioso, testemunhar a ousadia da fé!

Igreja matriz da Gafanha da Nazaré


A humanidade inteira acha-se convocada pelo ICOMOS, da UNESCO, a celebrar no dia 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano de 2008 dedicado ao "Património Religioso e Espaços Sagrados". A eleição de um tal tema dá bem conta da relevância que o fenómeno religioso, e o universo simbólico que o configura, tem na vida das sociedades de hoje! Sem nos determos nas perturbações que uma laicidade mal equacionada, ou mesmo arvorada em bandeira política tem causado em amplos horizontes, a decisão do ICOMOS mais não faz do que reconhecer a importância que o sagrado tem na vida de milhões de pessoas em todo o mundo e que atinge tantos outros milhões, seja através da estética, da memória histórica, ou das identidades culturais.
Sem perder de vista a vocação primeira de tais "espaços sagrados", uma tal celebração traz ao nosso convívio colectivo e a uma escala global um conjunto amplo de questões, que nos ajudam a reflectir, em última instância, o lugar do próprio crente na construção da comunidade mais vasta em que aquele se integra. Certo, ao erguerem notáveis edifícios e ao produzirem todo um conjunto de bens que lhes vestem a alma, as religiões contribuíram e continuam a contribuir decisivamente para a construção de identidades culturais, tantas vezes até étnicas. Mas é sobretudo de pessoas que falamos, não dos seus objectos ou dos lugares dos seus afectos, quando a visão do mundo se acerta pela lente da transcendência!
Hoje é pedido aos lugares de culto e aos agentes que os mantêm vivos, bem entendido, que voltem a assumir um papel que já desempenharam em outras épocas, em moldes sem dúvida diferentes: que avultem como centros geradores e potenciadores de cultura, que sejam, eles mesmos, sujeitos activos e protagonistas de cultura. Isto é, centros de humanização, em sociedades cada vez mais marcadas pela fragmentariedade dos ideais e das práticas. O Cristianismo tem para oferecer, a este respeito, não apenas a memória dos contributos dados no passado, mas a capacidade de continuar a rasgar caminhos de ousada novidade. As suas igrejas, as suas capelas, os seus santuários são espaços de vida, espaços dedicados a sinalizar na nossa existência trilhos de eternidade, onde a grandeza das mulheres e dos homens se faz ainda maior, de mãos dadas com um Deus que lhes está próximo. E, como lugares de tal encontro, eles revelam-se, de facto, como "espaços sagrados".

João Soalheiro

Na Linha Da Utopia


O Sr. Silva e o Sr. João


1. O Senhor Presidente da República está na Madeira. Isto, por si, não seria nenhuma notícia de relevo em regime de liberdade democrática, pois o hábito das visitas de estado já há muito que está consolidado. Sinal de proximidade política dos cidadãos? Talvez nem tanto… Com as visitas dos Sr.s presidenciais e ministeriais vai sempre uma comitiva alargada; percorrem os caminhos e visitam os espaços cuidadosamente limpos e ajeitados para a passagem decorrer da melhor forma possível, mostrando o que de melhor temos ou não temos na vida diária, dando a entender que parecemos melhor do que o que realmente somos. Todos somos assim, pelo menos um pouco, quando há visitas! Mas o excesso da imagem que se quer passar pode, precisamente, ocultar a dura realidade de todos os dias. Nessas passagens, muitas vezes também se juntam à festa o reverso da medalha: manifestações, bandeiras, reivindicações, mas também, na ausência de outra oportunidade, um excesso que desvirtua a mensagem sadia dos problemas diários…
2. Neste contexto a região da Madeira vive a fronteira e a intermitência da festa. Mensagens e recados serão cuidadosamente partilhados entre os dois senhores. Nas vésperas, o Sr. João encarregou-se de dar o timbre da elegância do momento, carimbando de “loucos” os que logicamente pretendiam a visita do Sr. Silva ao local mais emblemático da democracia madeirense, a Assembleia. A preferência do programa foi colocar essa conversa numa jantarada! O Sr. Silva já estava quase no avião de ida quando esta proclamação fora decretada pelo Sr. João. O fio sobre o qual caminha o Sr. Silva é estreito, e o Sr. João é que o tem na mão. Independentemente das qualidades e limites de qualquer político como de qualquer pessoa, e bem acima das virtudes e defeitos, ideias e obras de qualquer pessoa e linha político-partidária, é caricata demais a situação. Na óptica da essência “política” todo o pseudo-respeito dos “Sr.s” falseia a própria representatividade democrática, e o Sr. Silva parece refém do Sr. João. Não é bom para ninguém, cada coisa no seu lugar.
3. E depois diz-se que os cidadãos estão afastados e permanecem longe da realidade sociopolítica da comunidade. Talvez neste caso até permaneçam perto, a fim de ver e ouvir um certo humor feudal que, juntando aqui ou ali razões válidas e/ou questionáveis, muito mais tem de emoções fazendo borbulhar continuamente a terra (em) que o Sr. João põe e dispõe no “mapa” nacional. Seja como for, nenhuma obra realizada de nenhum regime que se quer democrático justifica visões autoritárias e substitutivas da inteira representatividade do povo que são as diversidades políticas presentes em Assembleia. O “Sr. Silva”, assim proclamado pelo Sr. João em tempos idos de frequente discórdia estratégica, parece subjugado e suas esforçadas palavras no fio da navalha espelham essa limitação da própria liberdade presidencial (?). Talvez (ou mesmo sem talvez), o Sr. Silva deveria exigir ao Sr. João que a obra mais importante destes dias seria a condigna recepção no espaço mais amplo da democracia madeirense. Ou (acima de tudo o resto) não será?

Alexandre Cruz

Cavaco Silva provocado na Madeira


Ser Presidente da República é muito complicado. Conviver com todos, democratas e não democratas, líderes e membros activos de todos os quadrantes políticos, gente educada e malcriada, serena ou agressiva, não é tarefa fácil. Ao Presidente da República foi vedada a entrada na Assembleia da Região Autónoma da Madeira, para a compreensível e importante sessão solene, com o intuito de evitar o confronto com “um bando de loucos”, no dizer do Presidente Alberto João Jardim.
Os comentadores, duma maneira geral, acusam o Presidente Cavaco Silva de passividade ou complacência face à ofensa que lhe foi dirigida. A ele e ao País, de que a Madeira faz parte integrante.
O Presidente tem de ser uma pessoa capaz de evitar problemas e polémicas, dadas as suas elevadas funções de Chefe Supremo da nação. Deve procurar estabelecer a paz e não alimentar a guerra. Nessa linha, talvez tenha razões para estar calado face à ofensa de que foi alvo. Mas estou convencido de que, nos lugares próprios, saberá dizer o que pensa sobre o assunto a todos os que o provocaram. Sem barulho e sem complexos.
FM

AVEIRO: Cidade há quase 250 anos






Aveiro completará 250 anos de cidade em 2009. Foi em 1759 que o rei D. José elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado ao cadafalso o último duque, acusado de ter participado no atentado contra o rei. Será que esta elevação a cidade correspondeu, de algum modo, a um arrependimento real pela condenação à morte do duque?
O que se sabe, de concreto, é que no dia 11 de Abril de 1759, o rei, “considerando a situação natural, povoação e circunstâncias que concorriam na vila de Aveiro e nos seus habitantes, e folgando pelos ditos respeitos, e por outros que inclinaram a sua real benignidade, houve por bem elevar a dita vila de Aveiro, notável por mercê filipina, à dignificante categoria de cidade”. (Calendário Histórico de Aveiro)
Deixando isso, penso que Aveiro tem de celebrar este aniversário com acções abrangentes, desde culturais e artísticas, até sociais, religiosas e desportivas. Importante será, a meu ver, envolver toda a população, nomeadamente os jovens. Porque é preciso mostrar o esforço dos nossos antepassados, numa luta constante pelo progresso a todos os níveis.
Festas, celebrações, concursos de vária ordem, exposições, cortejo etnográfico, jogos desportivos e arraiais populares, reedições de obras de autores aveirenses do passado, de tudo um pouco deve haver nas festas da cidade. Que hão-de ser feitas.
FM