domingo, 2 de março de 2008

Na Linha Da Utopia


Estudar as claques de futebol


1. O que são as grandes claques de futebol? Como vivem e de que vivem? Que rituais e palavras geram essa unidade quase inquebrantável? Que energias da claque transitam para a vida pública? Como procuram ou conseguem lidar os clubes como essa força poderosa, na emoção capaz do melhor e do pior? O que acrescentam ao futebol? Serão mesmo necessárias? E quando tudo corre mal, quem se responsabiliza? Têm tendência a crescer à medida que as desigualdades sociais aumentam? Haverá alguma relação entre a exclusão social e as grandes claques de futebol? Como vêm a equipa adversária e as claques do outro clube? Que linguagens, chavões, gritos predominam? Haverá ritos de iniciação e hábitos de continuação para a pertença? Como se comportam na vitória? E que dizem e como agem-actuam na derrota? Enquadram-se no tipo de relação “amor-ódio”? Será obrigatório beber cerveja?!...
2. As perguntas poderiam nunca mais acabar. Volta e meia o assunto das claques salta para a praça pública. Normalmente pelos motivos menos felizes. Passado uns dias e arrefecendo as circunstâncias, como em tudo, volta-se ao dia-a-dia e as claques vão fazendo o seu percurso ritual, habitual. Quando se aproximam os grandes jogos, nacionais ou internacionais, falam-se de centenas e centenas de polícias, quase que diríamos a escoltar para “dominar as feras”, não vão elas soltar-se e “partir tudo”. Estranho mundo esse das claques, onde muita gente se deve perguntar, afinal, como subsistem na sua vida (?). Por vezes as marcas da passagem ficam registadas mesmo nas estações de serviço das auto-estradas, e dá a sensação de que estamos diante de algo já consagrado, como se a sociedade fosse cabalmente ou impotente diante de suas acções ou então já fazem parte da vida social...(?)
3. Há dias, ainda muito tempo antes do clássico Sporting – Benfica os jornais registaram entre adeptos rivais violências e mesmo esfaqueamentos; este domingo, a Pública (02.03.2008) dedica uma boa parte das suas páginas ao líder da maior claque do FC Porto «Fernando Madrinha: estranha popularidade». Destacava mesmo: o líder «para alguns, é um susto. Para outros, é o maior, um ícone. Esta é a sua história, a história de alguém que soube potenciar o “mau” e aprendeu a revertê-lo a seu favor.» (Pública, id). Confessam alguns que ele é quase um pastor (liderando os mais de dois mil super dragões em Alvalade), que «investiu no desvio, mas em vez de cair na marginalidade ganhou um lugar na sociedade». Os próprios clubes, instituições do futebol e autoridades não sabem como proceder. Tudo preocupante demais para se ficar sereno diante da ténue fronteira das liberdades… E ainda se poderá perguntar o quanto de impacto têm as claques como “deseducação social”(?). Já não é fácil (e pelo rumo que vai por essa Europa fora), mas como actuar enquanto há algum tempo? Aliás, ainda iremos a tempo de alguma coisa?

Alexandre Cruz

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 67


AGENTES DE EDUCAÇÃO:
OS PROFESSORES PRIMÁRIOS OFICIAIS

Caríssima/o:

Demos mais um passo e continuemos a ler o P. João Vieira Resende:

«Quando em 1880 chegou o primeiro professor primário, encontrou toda esta região povoada de analfabetos, e a maré-cheia deles prolongou-se até 1909. Com a criação de escolas em cada um dos lugares começou-se a equilibrar a instrução em toda a Gafanha. Estava, pois, normalizado o movimento escolar nesta região. [208]
O primeiro professor oficial da Gafanha foi o Rev.do P.e João da Silva Gomes, natural da Légua (Ílhavo), que faleceu Pároco aposentado do Troviscal.
O Rev.do João Ferreira Sardo, ordenado em 1898, e o Rev.do António da Silva Caçoilo, ordenado em 1906, foram os primeiros da Gafanha que tiveram cursos superiores. Ambos, por deficiência escolar na Gafanha, foram habilitados para a instrução primária pelo benemérito Padre Domingos Ferreira Jorge, em Ílhavo.» [nota208]

Seria interessante deixarmos expressas algumas perguntas a que não sabemos responder: estes nossos conterrâneos ter-se-ão ausentado para Ílhavo ou diariamente se deslocavam aí para receberem as lições devidas para a sua habilitação?

E o senhor Padre Resende, na sua Monografia, entre as páginas 211 e 215, “arquiva os nomes de todas as pessoas que, tendo tirado cursos literários, ocupam hoje, ou ocuparam enquanto viveram, um lugar de destaque na sociedade”. De entre estas pessoas, vou puxar as que se diplomaram como professores primários:

«Manuel Domingues Vital, da Gafanha da Boa Hora, diplomado pela antiga Escola Distrital de Aveiro, em 1903. Foi professor na Gafanha da Boa Hora, concelho de Vagos, donde foi transferido para a escola da Gafanha da Nazaré e daqui para a escola do Asilo Distrital de Aveiro onde actualmente é professor director.
Francisco Fernandes Caleiro, diplomado em 1905, pela antiga Escola do Ensino Normal de Aveiro. É professor na escola masculina da Glória, concelho de Aveiro.
D. Carolina Augusta de Almeida Martins, diplomou-se pela Escola Distrital de Aveiro, em 1908. Professora efectiva na escola feminina da Cale da Vila.
Manuel dos Santos da Silva Verga Júnior, diplomado em 1911 pela Escola do Ensino Normal de Aveiro. Foi professor em Ílhavo. Está aposentado.
Manuel Nunes Carlos, diplomado em 1916 pela antiga Escola do Ensino Normal de Aveiro. Também tirou o curso de pilotagem na Escola do Departamento Marítimo do Norte. É professor na escola masculina da Cale da Vila.
Manuel Joaquim Ribau tem o curso teológico do Seminário de Coimbra. Diplomou-se em 1917 pela Escola do Ensino Normal de Aveiro. É professor em Cacia.
Manuel Filipe Fernandes diplomou-se em 1919 pela antiga Escola do Ensino Normal de Aveiro. É professor na Gafanha da Nazaré.
José Marques Ferreira de Oliveira diplomou-se em 1919 pela antiga Escola do Ensino Normal de Aveiro. Ausentou-se não chegando a exercer o magistério.
D. Maria da Luz Carlos diplomou-se pela antiga Escola Primária Superior de Aveiro em 1920. é professora na Gafanha da Nazaré.
D. Maria Bárbara de Oliveira foi diplomada pela escola Normal Primária do Porto em 1925.
D. Carmélia da Conceição de Oliveira concluiu o curso na Escola do Magistério Primário do Porto em 1932, sendo diplomada em 1933 mediante exame de estado. É professora em Vermelhas (Vouzela).
José Augusto Ramos, diplomado para o ensino primário em 1939 e colocado em Pussos, concelho de Alvaiázere.
Rosa Branca Mónica, curso complementar dos liceus e aluna da Escola do Magistério Primário de Coimbra.»

A lista necessariamente que está incompleta, ou melhor: tem um limite temporal. Contudo é suficiente para revelar que, nesta matéria, a Gafanha se mostrou produtiva e forneceu bons professores a terras vizinhas e a outras mais afastadas!
E para terminar não posso deixar de referir que a saudade pesa quando me lembro que o Professor Manuel Nunes Carlos me examinou no final da 3.ª classe, em Junho de 1950, ali na Escola do Ti Bola, onde ele se deslocou na sua bicicleta; e também não esqueço o Professor Manuel Joaquim Ribau que leccionava na Escola da Ti Zefa quando eu, pela mão do Professor Salviano, durante a preparação para o exame de admissão ao Liceu, no ano seguinte, ali me sentava e estranhava a pouca claridade!
Como seria enriquecedor que fossem aparecendo as tuas “memórias” complementares... Espera por elas o

Manuel

sábado, 1 de março de 2008

Barco perdido?


Barco perdido ou a descansar?
Na praia do Areão, ainda virgem, a arte da xávega teima em ficar. Sobretudo enquanto o tempo deixar e enquando houver peixe na nossa costa. E também se houver homens para a pesca artesanal, que vem de tempos perdidos na memória. Dizia Raul Brandão, decerto o escritor que mais poeticamente, e com verdade, cantou os nossos mares, pescadores e gentes que mourejam na borda-d'água, que neste estranho país até os bois lavram o próprio Oceano. Pois foi ali, na praia onde alguns procuram sossego, que hoje achei este barco, como que perdido. Fugido do mar não andava, que bem sei como ele o enfrenta. Quem sabe se não estaria a descansar, para qualquer dia se fazer, de novo, ao mar, para alegria de toda a gente.

DEUS E AS RELIGIÕES NO SÉCULO XXI


No passado dia 22 de Fevereiro, realizou-se no Porto, na Cooperativa Árvore, um debate sobre o tema em epígrafe. Sala cheia, com um público atento e muita gente em pé.
Mas não é estranho reflectir sobre Deus no século XXI? Não é Deus sempre o mesmo?
Não há dúvida de que Deus é sempre o mesmo, mas ele transforma-se no encontro com os homens e as mulheres, como eles e elas se transformam nos encontros e desencontros com Deus.
Há mais de um século, Nietzsche proclamou a morte de Deus. De qualquer forma, dir-se-á que estamos a assistir ao regresso do religioso. Mas a pergunta é: que religiosidade é essa que está de regresso? Não é a religiosidade burguesa, aquela religiosidade que legitima o êxito e o sucesso? A religiosidade que dá consolação? (Mas será que o Deus verdadeiro consola? Pelo contrário, não é preciso gritar a Deus por Deus: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?").
A religiosidade está de volta. Mas qual religiosidade? A do consumo? Mais um artigo de consumo? Mais um prazer, numa sociedade consumista e hedonista? Numa palavra, o religioso que está de regresso não é o da religião sem Deus? Uma religiosidade difusa, opiácea, confortável, frequentemente de adivinhos e de bruxos..., mas uma religião sem Deus?
Mas, se Deus morreu, não morreu também o Homem, como já Nietzsche antevia? De facto, o Homem não é Homem precisamente porque referido ao Infinito, a Deus, pelo menos como questão? Então não é hoje a religiosidade que está de volta a da banalidade rasante?
Porque Deus morreu, já não há esperança para lá da morte, e a nossa sociedade é a primeira na História que fez da morte tabu: uma sociedade poderosíssima nos meios, mas sem finalidade humana, teve de fazer da morte tabu, o último tabu... Espanta-me a resignação dos europeus, mesmo cristãos e católicos: resignados com o nada após a morte. Morremos e acabamos. Caminha-se do nada para o nada... É o niilismo, na errância sem fim.
E assim se esquece o Homem, reduzido agora ao último resto de natureza ainda não manipulado, mas que há-de sê-lo com a engenharia genética, para que se veja que não é senão um produto biotécnico.
Mas então onde está o Homem, onde está a memória dos mortos, onde está concretamente a memória das vítimas inocentes que clamam por justiça, como pergunta o teólogo J. Baptist Metz?
O que se passa com Deus? O que se passa com o Homem? Vivemos em tempos de deserto e de penúria, como preveniram Hölderlin e Heidegger. Este deixou em testamento: "Só um Deus nos pode salvar", e o ateu religioso E. Bloch queixava-se de um tempo com subprodução de transcendência...
Mas não será o modo de presença de Deus hoje precisamente o da ausência? Não está Deus presente enquanto ausente? Ai! a dor que isso causa...
Quando as religiões vão ao seu núcleo de profundidade de abismo sem fim, sabem que estão referidas a Deus enquanto o Mistério, o Sagrado.
As religiões todas têm como referente último o Mistério, que nenhuma domina. Por isso, não há lugar para o fundamentalismo. Pelo contrário, as religiões devem dialogar para melhor tentarem dizer, na gaguez quase muda, o Mistério que a todas convoca e a todas transcende.
Quando sabem o que isso quer dizer, as religiões são perspectivas sobre o Mistério - daí, o perspectivismo, que não é relativismo --, e estão referidas ao Mistério que salva. As religiões são o lugar da resposta para a pergunta: o quê ou quem dá salvação? O fio hermenêutico de todas é o da liberdade e, portanto, contra toda a opressão.
E aqui estão as duas vertentes da religião boa: a mística - paixão por Deus - e a ética: compaixão por todos. A mística, sem ética, é ilusória, como a ética, sem religião, no limite, corre o risco de ficar cega.
Não há, pois, lugar nem para o fundamentalismo nem para o choque de religiões. Aliás, o que, antes de mais, congrega a todos é a humanidade, que leva consigo a oração-pergunta por Deus. Nessa oração-pergunta é que se fundamenta a dignidade inalienável do ser Homem.

Anselmo Borges, no DN

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cronistas que vêem tudo negro...

Fico sempre espantado com os nossos cronistas que vêem tudo negro. Aprecio Vasco Pulido Valente pela sua cultura e domínio de escrita, mas não entendo tanto pessimismo sobre Portugal e os portugueses. Hoje, na sua crónica do PÚBLICO, voltou à carga, ressuscitando epítetos que nos foram atribuídos por gente importante do nosso País, desde Alexandre Herculano, Bulhão Pato e D. Carlos, com “Isto dá vontade de morrer”, “Piolheira”, “Choldra”, até aos políticos actuais que provocaram “um mal-estar difuso”. Passando, claro, pelos republicanos que ficaram desiludidos e pelos que sempre lutaram por alcançar a Europa sem nunca o terem conseguido, acabando na garantia de que “ninguém faz nada com sentido”. Afinal, segundo ele, "Portugal sempre gostou muito pouco de si próprio". Pelas suas contas, os portugueses não consegue sair da angústia nacional… Ora, a verdade é que há muita gente a pregar que vivemos num país inviável, mas cá estamos desde que D. Afonso Henriques deu o grito de independência, batendo-se com garra contra quem se lhe opunha. E passou essa mensagem às gerações seguintes para que o continuássemos. Porquê então tanto pessimismo?
FM

Espraiei nas dunas os meus olhos





Espraiei nas dunas os meus olhos
até à imaginação
em dia de primavera prometida
Fixei ao longe o céu escuro pela bruma
de sonhos esquecidos
E pensei nos tempos vividos
à sombra dos areais da minha infância
com farol à vista


FM

Professores protestam



Não sei se alguma vez, na nossa demo-cracia, os professores protestaram tanto como estão a fazê-lo agora. Que me recorde, não. De qualquer modo, esta classe profissional que está na base da formação das presentes e futuras gera-ções, dependendo dela os que hão-de continuar Portugal, não merecia que a obrigassem a andar nas ruas a protestar. Que o protesto público, quando justo, é tão digno como o que decorre dentro dos espaços de trabalho, diga-se, contudo, desde já. Porém, os professores, das mais variadas idades e graus de ensino, deviam poder contar com os nossos governantes para um diálogo face a face, donde pudesse sair uma reforma justa.
Ninguém contesta o direito de o Governo, democraticamente eleito, proceder às reformas há tanto esperadas e que constam das suas promessas eleitorais. Mas também é verdade que qualquer reforma pressupõe um trabalho conjunto entre quem governa e quem é parte interessada e fundamental para dar seguimento ao que vier a ser decidido.
Custa-me imenso ver o desalento dos professores, certamente por se sentirem marginalizados na discussão dos problemas que lhes dizem respeito. Quem nasceu para ensinar e para educar, jamais compreenderá quem insiste em lhe impor reformas sem diálogo, sem explicações plausíveis e muitas vezes sem lógica.
É sabido que o ministro da Saúde saiu do Governo por falta de capacidade para explicar as suas reformas no sector. Penso que a ministra da Educação está a seguir o mesmo caminho.
O melhor, a meu ver, será o primeiro-ministro decretar uma pausa para pensar. Depois, calmamente, que todos se sentem à mesa para conversar. Sem radicalismos. De uma parte e de outra. As nossas crianças e jovens, mais as suas famílias, exigem-no.

FM

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