sábado, 16 de junho de 2007

Um artigo de Jorge Pires Ferreira, no CV

50 perguntas sobre Jesus
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Jesus era solteiro, casado ou viúvo? Que afinidades políticas tinha? Qual a relação de Jesus com Maria Madalena? Estas e mais 47 perguntas obtêm resposta nesta obra
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Dizia Fernando Pessoa que “o mundo, à falta de verdades, está cheio de opiniões”. Podemos acrescentar que, à falta de verdade, está cheio de confusões. Veja-se o caso de Jesus. Sobre a figura central do cristianismo têm surgido, sucessivamente, as mais diversas teses, umas claramente estapafúrdicas, outras com aparência de ciência mas promovidas com finalidades interesseiras, e poucas com rigor histórico e científico, que levem realmente o leitor (ou ouvinte ou espectador) a aumentar os seus conhecimentos sobre a pessoa que está na origem da fé de boa parte da humanidade. Recordo algumas dessas teses. Colecciono-as com curiosidade e como sinais de que o Filho do Homem continua a ser motivo de escândalo e de especulações, de divisão. Di-zem elas que Jesus andou a aprender budismo na Índia, que pertencia à escola filosófica dos cínicos, que foi para o Egipto a aprender filosofia, que era homossexual, que era casado com Maria Madalena, que teve filhos, que não caminhou sobre as águas, mas sobre blocos de gelo, que tinha sido essénio, que era zelota, que como carpinteiro fabricava cruzes para os romanos, que não morreu mesmo mas entrou num espécie de estado de coma, que depois de morto foi levado para a Inglaterra por José de Arimateia, que foi sepultado em Jerusalém e ainda lá estão os ossos, que...
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quinta-feira, 14 de junho de 2007

Arquivo Distrital de Aveiro


À CATA DAS RAÍZES

Há dias fui com um amigo e familiar à cata das nossas raízes. O Manuel Olívio, um apaixonado por estas coisas, gosta de conhecer quem esteve na base dos seus genes. Lê, procura aqui e ali, conversa com quem possa ajudá-lo e sente um prazer enorme quando descobre pontinhas do "iceberg" da sua família, com raízes pelas Gafanhas e terras circunvizinhas. E mais do que isso, consegue incutir em mim esse gosto e esse prazer de catar e adivinhar o nosso passado, com muito de comum. Honra lhe seja feita.
Nessas andanças, fomos duas vezes ao Arquivo Distrital de Aveiro, que assentou arraiais em Aradas. Gentilmente acolhidos, logo as funcionárias, atentas e prestáveis, puseram à nossa disposição os documentos-base, que cotejámos com curiosidade e cuidado. Com curiosidade, como quem busca um tesouro perdido algures, nem sabemos onde. Com cuidado, porque a antiguidade e a fragilidade dos documentos a isso aconselhavam.
A primeira impressão com que fiquei resume-se nisto: há aqui tanta coisa que a todos diz tanto respeito, e poucos se aventuram nesta procura das suas raízes.
Pois é verdade. E se soubermos, como decerto muitos saberão, que será sempre importante conhecer quem somos e donde viemos, para melhor construirmos o futuro nos legados que quisermos deixar aos nossos descendentes, então há que perder o receio e marcarmos lugar no Arquivo Distrital de Aveiro. Há sempre uma mesa e uma cadeira à espera de quem chega. Não faltam funcionárias simpáticas e documentos que nos fazem vibrar.

Fernando Martins

Um artigo de D. António Marcelino

O ESTALAR DO VERNIZ
E O PENSAMENTO ÚNICO
Não sou leitor assíduo de Daniel Sampaio e, sem que isso lhe retire o mérito que tem, não o vejo como guru que sabe tudo sobre educação de adolescentes e jovens, nem como mestre incontestável das melhores teorias para os compreender e orientar. Também o li e comprei alguns dos seus livros. Opinião formada, agora sou observador. Em educação não se pode nem deve esperar tudo de uma pessoa só, ainda que seja professor universitário. Os problemas da educação são complexos e não são todos do foro médico e psiquiátrico. Situação familiar, contexto social, instabilidade da escola, uso livre das novas técnicas de comunicação, permissividade alargada, crise de modelos e referências, cedência dos mais velhos, diálogo geracional raro, perda de sentido na vida, janelas fechadas ao transcendente e à esperança, tudo foi tornando o mundo da gente a educar um mundo com mais problemas que diagnósticos lúcidos e soluções à vista. Quem quiser ter êxito neste campo, tem de ser humilde para acolher e escutar, pondo de parte a suficiência intelectual e o afã das palmas e dos êxitos. Não estranhei que a Ministra da Educação, ao constituir uma comissão nacional encarregada de propor caminhos para a educação sexual nas escolas, tenha escolhido Daniel Sampaio como seu coordenador. Estas escolhas têm sempre a sua lógica. Porém, não é de aceitar, sem mais, que a proposta apresentada deva ser obrigatoriamente considerada como a única opinião válida e o caminho indiscutível para um problema urgente e grave e de solução difícil. Ao falar-se de educação sexual nas escolas, fala-se de pessoas, ambiente, conteúdos, agentes, meios e instrumentos. Neste, como noutros campos melindrosos, não se podem esquecer, nem menosprezar, elementos importantes para a sua compreensão e resposta, como são os educandos concretos e os intervenientes naturais e óbvios, aos quais esta função primariamente compete, os pais e a família. O Estado não se pode considerar, como está a acontecer, dono das crianças, dos adolescentes e jovens que frequentam as escolas estatais. Por vezes, forçado por lobbys, que no ensino escolar abundam, determina e exige. Para a execução, não lhe faltam mandatários que esgotam o seu saber e acção, controlando o que se faz e se deve fazer. Muitas vezes sem respeito por quem está em campo. Um critério os domina e orienta: o que manda a senhora ministra e os senhores secretários de Estado. Muita gente viu há dias um programa na televisão pública, sobre a educação sexual nas escolas. Teve algum mérito como estratégia, mas pareceu querer dizer ao país que, neste campo, as coisas só são aceitáveis como diz e quer a sábia comissão e o seu presidente. Foi este que, aos olhos atentos dos telespectadores, abafou opiniões contrárias, não se coibindo de puxar, a despropósito, pelos galões de professor, chegando a ser deselegante para quem opinava de modo diferente, nomeadamente uma colega de mesa com reconhecido valor nacional. Tão nervoso ficou por se ver confrontado, que lhe estalou todo o verniz. Eu não esperava isto. E tinha direito a não o esperar. Interroguei-me sobre o que se pode esperar de sábios de opinião única, que não se controlam, nem aceitam opiniões e considerações alheias. Sou por uma educação sexual séria, que não se reduza a mera informação, ajude a crescer harmoniosamente, amadurecer, discernir e optar, conte com os pais, formando-os para isso, se for caso. O ME tem de dizer se os pais contam ou não para o governo. Não pode pensar que crianças, adolescentes e jovens, em formação, não passam de terra de ninguém e massa informe, a moldar segundo modelos e valores preestabelecidos. A educação escolar, objectivos pretendidos, conteúdos veiculados, modelos propostos, estratégias escolhidas, está a ser problema grave. Há gente nas escolas, com valor e competência, a dizer que vamos por caminho errado. O ME não a ouve, nem a quer ouvir. Mas as crianças não pertencem ao Estado, nem podem ser suas cobaias. Educar é arte, arte difícil. Nem as pessoas são coisas, nem os artistas se geram por decreto.

Um artigo de João Pereira Coutinho, no EXPRESSO

OS ANJOS DO SEXO
Nelson Rodrigues costumava dizer que 'o sexo é uma mijada'. A frase sempre despertou acusações de boçalidade, sobretudo disparadas por boçais com sérias pretensões de sofisticação urbana. Lamento discordar. Lendo o homem, e sobretudo o teatro do homem, entende-se facilmente que o sexo só é uma 'mijada' quando ele surge despojado de qualquer dimensão privada e humana. Para a restante criação animal, um veterinário basta para ensinar os 'mecanismos' da 'cópula' e os 'resultados' da 'ejaculação'. Mas entre seres humanos, o sexo não é uma questão técnica; é também, ou sobretudo, uma questão de descoberta e intimidade, que nenhuma escola pode, ou deve, ensinar. Fatalmente, o dr. Daniel Sampaio não concorda com a tese e na passada semana, em espectáculo televisivo digno de registo, o psiquiatra Sampaio mostrou ao país o que andam os nossos 'veterinários' a fazer com as aulas de educação sexual. Primeiro, houve um pequeno filme de animação, intitulado 'Então é Assim!' (a frase típica com que o analfabeto funcional gosta de iniciar a hostilidades), e que pelos vistos tem ampla penetração escolar. A coisa consiste em dezassete minutos de 'National Geographic' para crianças, com a única diferença de que os animais, desta vez, são os pais delas. Depois, o dr. Sampaio tratou de anunciar, em insulto directo a uma colega de profissão ali presente, que qualquer discórdia perante o filme só mostrava os 'traumas' profundos que existiam na cabeça de quem discordava. O gesto não mostrou apenas a elegância do dr. Sampaio, um verdadeiro exemplo no trato com o sexo oposto. O gesto ilustrou bem como o Estado português entregou a cabeça das crianças à tolerância destes sábios. O bom senso, que normalmente se aprende em casa, aconselharia a fugir deles enquanto as cabeças dos petizes estão intactas. Mas é provável que isto seja apenas o meu trauma profundo a falar.
: Fonte: EXPRESSO DE 9 de Junho de 2007

Ares da Primavera



APROVEITANDO UMA ABERTA...
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Com os ares da Primavera a tornarem-se raros, que o tempo de chuva e ventoso não perdoa, lá consegui fotografar o canal central que ladeia o Fórum da cidade. Um passeio pelo canal, e talvez pela ria, deve ter proporcionado a estes turistas paisagens nunca por eles vistas. Registei o acontecimento, em jeito de estímulo a quem não costuma passar por Aveiro. Venham até cá, que há muito para ver e para saborear, mesmo que a Primavera teime em não ficar.



Um artigo de António Rego

DARFUR - O QUE É ISSO?
Voltamos à questão: informar motiva para as causas ou gera saturação e indiferença? Estaremos na eminência desse paradoxo que é saber mais sobre o mundo e mais indiferentes a ele ficarmos? Há palavras e lugares que nos cansam: Iraque, Afeganistão, Sudão, Darfur… E há tantos esquecidos… Como poderemos repousar o olhar num ponto, quando tantos e tão trágicos nos roubam permanentemente o sossego? Sudão, Darfur. Uma guerra civil no coração de África, entre agricultores negros e pastores árabes. Em quatro anos morreram mais de duzentas mil pessoas, dois milhões e meio ficaram deslocadas e quatro milhões carecem de ajuda. Há operações humanitárias montadas no local pela ONU. A matriz do conflito é política pois o governo do Sudão alimenta uma violência implacável de contra-revolta. Isso quer dizer que a comunidade internacional tem de pressionar quem gere a violência e ofende os direitos fundamentais do povo, a vítima primeira e última de todo este morticínio organizado. É aqui que a informação pode acordar para uma acção concreta. Tão importante como motivar o cidadão sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa. A consciência, o debate, a pressão, a intervenção são uma arma pacífica, justa e eficaz num mundo que já tem bons mecanismos internos de promoção de justiça e paz. Por isso saudamos e integramos a iniciativa da Missão Press (imprensa missionária) pedindo a resposta de todos os que acreditam em Deus e no homem. Não acabam aqui as causas humanas. Mas é dever grave dos cidadãos acordar sobre as realidades inquietantes do nosso planeta. E esta é considerada pelas Nações Unidas “uma das piores crises da humanidade”. Com o peso da violência e da morte com que se desenrola não permite que alguém fique tranquilamente adormecido. E na hora em que Portugal assume a Presidência da União Europeia temos, como cidadãos, uma responsabilidade acrescida perante o que se passa no Darfur. Porque temos capacidade de intervir no panorama internacional. Como escreve um missionário do Sul do Sudão “cabe à União Europeia liderar uma ofensiva diplomática que force Cartum a encontrar uma solução política num Acordo Compreensivo de Paz entre as partes envolvidas…”

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Recordando


ALEXANDRE, O GRANDE
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Todos os dias, no segundo caderno, P2, na segunda página, o PÚBLICO recorda um facto histórico, um acontecimento relevante, uma pessoa, uma data célebre. Hoje, trouxe à memória de quem gosta de História Universal Alexandre, o Grande, falecido, segundo rezam as crónicas, em Junho de 323 a.C. Uns dizem que em 10 de Junho, outro em 11 e alguns em 13 do mesmo mês.
Seja como for, o que importa é lembrar esta personagem histórica, com tanto de mitológica, que criou um dos maiores impérios da antiguidade - do Mediterrâneo Oriental à Índia. Os historiadores, não sabendo bem ao certo o dia exacto da sua morte, sabem, contudo, que morreu em Babilónia. Causas da morte, aos 33 anos, depois de guerras em que o seu génio tanto se distinguiu, também não são garantidamente conhecidas. Depois de o seu exército se ter recusado a avançar para Oriente e de ele próprio ter enfrentado e sentido a contestação, faleceu, ao que se supõe, de malária. Aquele que se considerava eterno, qual deus imortal, faleceu com a idade de Cristo, 323 anos antes de Jesus ter vindo para o meio dos homens e mulheres de todos os tempos.

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