quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Missão da Educação em Angola

Mafalda Frade
partilha testemunho
da realidade…
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"Parece que já estou cá há um mês, tal a quantidade de informação que absorvi ao longo destes dias. Ontem, dei por mim a dizer à minha mãe que a minha sobrinha mais nova devia estar enorme. Depois é que me lembrei de que a vi há pouco mais de dez dias... Enfim, é o que dá vir para um novo mundo.
Este é, de facto, um mundo novo. De Portugal tem a língua e pouco mais. O que mais chama a atenção é a pobreza gritante em que vive a maioria da população. Aqui mesmo em frente da Universidade, que fica em Viana, há um musseque (bairro pobre, uma autêntica favela) onde vivem sete mil pessoas. A estrada é de terra batida e as casas, embora sejam quase todas de tijolo, são muito pequenas. Todos os dias são construídas novas, pelas próprias pessoas que as habitam. Suponho que umas pequeninas casinhas que coexistem ao lado destas 'moradias' sejam casas-de-banho. Há também casas de chapa de zinco."
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UM ARTIGO DE D. ANTÓNIO MARCELINO

ERROS QUE A NATUREZA
E O TEMPO NÃO PERDOAM
Parece claro que a melhor prática democrática, por si mesma, não cria valores novos, nem é critério definitivo de verdade. A democracia é uma maneira prática, com limitações, mas ainda assim a mais consensual, de dirimir questões e não empatar decisões, quer através da vontade directa expressa pelos cidadãos, quer por mediadores legalmente escolhidos, que se pressupõe desejarem servir a nação acima dos interesses partidários. Porém, a democracia não torna bom nem justo o que o não o é. Daí poder dizer-se, com fundamento, que nem tudo o que é legal é moral. Esta tensão sempre existiu entre o legal, ou seja o que a lei determina ou permite, e o moral e o ético, entendidos como o que corresponde à rectidão e à coerência dos comportamentos responsáveis confrontados com os princípios morais e éticos. Agora, porém, agudizou-se, porque não falta quem se arvore em moralista de uma moral de situação, que parece não ter outro fundamento além do que a cada um convém ou interessa em cada momento e circunstância. Não se aceitando valores universais, nem verdades objectivas, fica o campo a descoberto e à mercê dos semeadores do joio e da cizânia, e dos doutrinadores oportunistas, que o impedem de dar fruto e, a seu tempo, o transformam numa selva inabitável. Isto exige aos legisladores ordinários e aos cidadãos em geral quando são chamados a pronunciar-se sobre matérias que tocam situações de especial melindre e importância pública, que honestamente ponderem as razões dos seus actos e os resultados que ao longe se tornarão inevitáveis, ainda que ao perto parecem aceitáveis. O respeito que cada um nos merece num regime democrático pela sua opinião, livremente expressa, não nos permite nem nos obriga a dizer que tem total razão e que o diz é sempre certo. Milhões de opiniões não fazem uma verdade, embora não sejam precisas tantas para fazer uma lei. Somos todos livres de ter opiniões. Estas valem tanto mais, quanto mais respeitam e se inspiram em valores morais indispensáveis. É ainda mais assim quando se pretende viver em sociedade com paz, justiça e tolerância activa, frutos de um esforço diário para aceitar verdades e princípios, com os incómodos que o viver em comum sempre comporta. Legislar por força de emoções ou de promessas eleitorais é entregar-se ao efémero das soluções inconsistentes, tão variáveis como o tempo, ludibriando assim os interesses da comunidade no seu conjunto, para ceder à preocupação de agradar a uns e minimizar a falta pública de outros. Fica deste modo manifesta a falta de horizontes sociais e políticos e a incapacidade de antever as consequências dos actos praticados. Assim se entende o apelo dos bispos portugueses, fieis à sua missão socialmente humanizante, para que os eleitores não deixem de reflectir, serenamente, sobre o dom da vida e a responsabilidade do mesmo, na perspectiva de um referendo sobre o direito de destruir seres humano em gestação, para já só em algumas circunstâncias a acrescentar a outras já legisladas, sem que isso constitua crime. Trata-se de seres humanos indefesos no seio da mãe que os gerou, com o contributo normal de um pai que vergonhosamente se esconde e a quem de certo interessa uma tal lei permissiva. É este, concretamente, um acto moralmente inqualificável, que um moralismo fácil pretende camuflar chamando-lhe eufemisticamente “interrupção voluntária da gravidez”. Estamos perante um acto civilizacional de consequências imprevisíveis. Os que foram à frente e que servem de modelo cego aos nossos políticos, modelo que estes querem impor ao país, empenhando-se de modo tão pouco normal dadas as nossas necessidades e urgências, já começaram a ver que só a vida garante a vida, e que o respeito pelos outros não se traduz em canonizar os erros, mas em ajudar a superá-los.

ROTA DA LUZ

Fórum de Aveiro
Pedro Silva, presidente da Rota da Luz:
«Estamos numa região
que tem uma
originalidade mundial»
O presidente da Região de Turismo da Rota da Luz, Pedro Silva, faz o balanço do 1º Congresso Regional de Turismo, promovido pela Rota da Luz, e aborda temas como a certificação da qualidade desta região de turismo e o caminha que deve traçar para atrair mais visitantes
:: Que balanço faz do 1º Congresso Regional de Turismo, promovido pela Rota da Luz?
Os objectivos que foram definidos inicialmente estão assumidos e foram ultrapassados. O primeiro desses objectivos, que era o do permitir às pessoas, aos agentes e operadores de turismo conhecerem-se e encontrarem complementaridades de trabalho e até cumplicidades, foi atingido. Isso foi conseguido não só durante as sessões, mas também no exterior, nos momentos de contacto directo entre eles. Isso significa claramente que iremos trabalhar todos juntos, o que era, talvez, um dos principais óbices que havia. Um segundo aspecto dizia respeito aos oradores, os quais teceram um conjunto de considerações sobre esta nossa região, de acordo ou com os seus objectivos particulares ou com a transversalidade do tema, o que releva numa lista de trabalho que daqui sai e que agora nós, região de turismo, vamos ter que agregar, de acordo com esta lista e com este levantamento de necessidades de intervenção, chamando os agentes e os vários actores para darmos resposta a cada um dos itens levantados e, assim, podermos caminhar naquilo que será o progresso da região.
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Entrevista conduzida pelo jornalista Cardoso Ferreira
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quarta-feira, 22 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

LAVAR OS OLHOS

Nada tem um ângulo único. Tudo pode ser visto de outro modo, observado com outro olhar, interpretado com outro código. Dizemos, para nos entendermos, que o mundo não é a preto e branco. (Diz-se até, para complicar, que uma foto a preto e branco revela melhor a alma dum rosto). Mas não podemos reduzir o planeta à nossa pequena casa, nem encarcerar os séculos nos estreitos minutos das nossas vidas. Depois, há pessoas cuja vida é olhar o mundo, as coisas, a gente, os acontecimentos. Contam e cantam, escrevem e dizem os tons e os sons das realidades e das fantasias, dos projectos e frustrações, dos amores e amuos. Espelham e espalham acontecimentos, fazendo chegar ao resto do mundo por jornais, letras e satélites, a sua forma de ler as cartas da vida que a transparência das comunicações favorece. Os pontos cardeais deixam de ser em cruz e aconchegam-se a uma intimidade de família humana próxima, como que à lareira, a contar e ouvir as mesmas histórias. É a nossa condição humana, peregrinos nesta travessia constante que nos faz conhecer e amar o próximo e o distante. E também azedar com os dissabores da vida e as desistências de projectos nunca alcançados à mistura com erros teimosamente repetidos. Assim nos perdemos em desencantos, quase não consentindo o vislumbre da esperança sobre o tempo e a própria eternidade. Por isso o mundo se narra, quantas vezes, nos seus destaques de contra -luz tirando mais prazer do turvo que da clara transparência da alegria. Cada um vê o mundo como quer. Conta-o como entende. Mas a nossa vocação é mais alta que as nossas histórias mesquinhas. E os narradores da vida, jornalistas do quotidiano e do imperecível, têm obrigação de se não fechar no ângulo apertado do medo e do desamor. Para se ver bem o que quer que seja é preciso ter os olhos lavados. E felizes os que se comprazem em espalhar boas notícias.

terça-feira, 21 de novembro de 2006

IGREJA NA TURQUIA

CRISTÃOS SÃO VÍTIMAS
DE ATAQUES FUNDAMENTALISTAS
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A "Fundação Ajuda à Igreja que Sofre" constatou que os cristãos na Turquia não têm hoje acesso aos meios de comunicação social, sentin-do-se cada vez mais iso-lados na sociedade. As di-versas comunidades cristãs (ortodoxa, católica-caldeia, católica-arménia e sírio-católica) sentem-se impo-tentes perante as campanhas de difamação de que estão a ser alvo e indefesas face ao aumento dos ataques fun-damentalistas a padres e fiéis.
Apesar das reformas legislativas introduzidas entre 1924 e 1957, que conduziram à transformação daquele país num Estado laico moderno, com a extinção dos tribunais islâmicos e a atribuição do direito de voto às mulheres, a verdade é que a sociedade continua marcada pelo fundamentalismo islâmico, segundo afirma aquela fundação.
Isto significa que os entraves para a entrada da Turquia na UE vão continuar, até que aquela nação, onde no séc. I o apóstolo Paulo pregou o cristianismo, se assuma verdadeiramente democrática e respeitadora da liberdade religiosa para todos os seus membros.
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Fonte: Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

UM POEMA DE CAMÕES

Amor é fogo
que arde sem se ver
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Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

A NOSSA COLABORAÇÃO
É INDISPENSÁVEL
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No próximo fim-de-semana, o Banco Alimentar Contra a Fome vai proceder a mais uma recolha de alimentos junto das grandes superfícies comerciais e supermercados, um pouco por todo o País. Também na região de Aveiro, obviamente. Isto significa que o Banco Alimentar precisa da nossa indispensável colaboração.
Todos sabemos que esta instituição, desde a primeira hora compreendida e amada pelos portugueses, contribui, durante todo o ano, para que milhares de pessoas possam ter que comer no dia a dia. Serve-se, para isso, de muitas e diversificadas instituições que estão mais em contacto com as pessoas, conhecendo, assim, quem mais precisa de ajuda, em tempos de tanta abundância para alguns e de tanta fome para muitos mais.
Nesta campanha, o Banco Alimentar Contra a Fome precisa de receber muitos alimentos não perecíveis a curto prazo, sobretudo leite, óleo, azeite, enlatados, feijão, grão e bolachas. Mas também recebe outros bens e até ofertas em dinheiro. O que é preciso é que as pessoas generosas reconheçam a urgência de contribuir, para que muitos possam vir a beneficiar de ajuda.
Recorde-se que, em 2005, os dez Bancos Alimentares distribuíram um total de 17 704 toneladas de alimentos, através de 1048 instituições portuguesas.