sexta-feira, 30 de junho de 2006

Radiografia da Igreja Católica na Europa

Secretários das Confe-rências Episcopais da Europa estiveram reu-nidos na Eslovénia e estão preocupados com o acompanhamento pastoral dos migrantes
Os secretários das 34 conferências episcopais da Europa estiveram reunidos em Ljubljana, na Eslovénia, para analisarem a “radiografia do estado da Igreja Católica na Europa”. "Notámos uma enorme variedade de situações” – disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). No decorrer dos trabalhos, verificou-se que existem conferências episcopais com mais de 250 bispos (Itália) e o caso da Eslovénia - a anfitriã do encontro - que passou recentemente de três para seis dioceses. “Múltiplas situações como é o caso da Escandinávia com cinco países e sete idiomas onde os bispos para se entenderem falam uma língua que não é nenhum idioma deles: inglês ou alemão” – sublinhou o representante português. Ao nível de parcerias entre estes organismos, D. Carlos Azevedo referiu o papel desempenhado pela COMECE que acompanha o Parlamento Europeu nas grandes decisões políticas “ e vai chamando a atenção dos governos para estas questões”. Durante quatro dias (24 a 27 deste mês), os secretários reflectiram também sobre o ecumenismo em ordem a preparar a próxima assembleia ecuménica que será em Sibiu (Roménia), no próximo ano. A questão do Matrimónio também foi abordada – “desde a situação da Espanha que é a mais drástica até à variedade enorme de outras situações” – e as preocupações sobre o desenrolar deste processo na Europa. Com a constante mobilidade humana existente na Europa, os secretários das conferências episcopais estão “preocupados com acompanhamento pastoral dos imigrantes” – avançou D. Carlos Azevedo. Portugal espelha “um pouco o que é mais grave noutros países”. Apesar da relação dos cristãos com os muçulmanos estar “mais estudada”, o secretário da CEP sublinhou que existem países onde os colégios católicos recebem cerca de 80% de alunos muçulmanos. “No futuro isto traz problemas delicados” – realçou.

António Marujo fala ao Correio do Vouga

"O meu fascínio é com a pessoa de Jesus"
António Marujo, do Público, recebe no dia 6 de Julho o prémio europeu de “jornalista religioso do ano”. A cerimónia decorrerá na Catedral da Igreja Lusitana (Anglicana), no Largo de Santos-o-Velho, em Lisboa. É a segunda vez que o jornalista com origens em Aveiro recebe o prémio.
Habituado a fazer as perguntas, desta vez responde ao Correio do Vouga.
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Correio do Vouga - A justificação do júri do prémio diz que os seus textos “são autêntica escrita sobre religião e não escrita sobre a Igreja (…). Feitos por alguém que não está fascinado com a Igreja, mas com algo mais profundo que é o mistério da própria religião”. É o “mistério da religião” que o fascina?
António Marujo – O júri entendeu bem as motivações profundas que me levam a fazer este trabalho: não tanto por parecer colocar em alternativa a Igreja e a religião, mas por perceber que o que me move é a tentativa de perscrutar o mistério da humanidade e da transcendência – que são uma e a mesma coisa, pois quanto mais humanos somos, mais nos transcendemos. A esse mistério, os crentes dão o nome de Deus. E à relação com Deus dá-se o nome de religião, traduzindo essa vontade de ligar dimensões aparentemente distantes. Por isso, posso dizer que realmente me fascina o mistério do religioso que mulheres e homens vivem, mesmo se essa dimensão está muitas vezes escondida. Hoje, aliás, atravessamos um tempo em que muita gente vive a relação com Deus para lá das instituições religiosas. Mesmo no interior do catolicismo, as formas de relação com a Igreja são cada vez mais diversificadas. O que traduz, entre outras coisas, a vontade de se ligar à dimensão profunda de Deus que cada pessoa sente que transporta consigo, mesmo se isso significa exprimir essa relação com Deus com expressões por vezes diferentes do resto da comunidade.
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Imprecisões e debate ético

IMPRECISÕES E DEBATE ÉTICO - O EMBRIÃO
Falácia é definida como um silogismo que, embora pareça concluir, de facto não conclui. Esta definição é utilizada como ponto de partida para uma análise relativa à manipulação de definições e conceitos, que em nossa opinião fracturam o debate ético. O que se verifica é que, a um mesmo objecto, correspondem diferentes conceitos. Muitos destes termos (ex. pré-embrião) foram intencionalmente implementados com o objectivo de facilitar a tarefa da justificação ética e imprimir vantagens a determinada posição moral; outros surgiram de modo perfeitamente casual e foram resistindo ao escrutínio científico, perpassando rigores conceptuais e sedimentando-se como definições consensuais.
A noção de pré-embrião é de surgimento recente, sendo definido como a colecção de células que se dividem até ao aparecimento da linha primitiva. Ao mudar os “nomes”, o embrião torna-se uma quase coisa. No entanto, o que está em jogo é muito mais prático que teórico: não é porque há um pré-embrião que se tem o direito de manipulá-lo e de destruí-lo, é porque ele é manipulado e destruído que deve haver um pré-embrião. Os argumentos apresentados para o uso do termo “pré-embrião” não resistem à análise, porque manipulam denominações, criando fracturas na representação do desenvolvimento do ser humano. A consequência destes constrangimentos semânticos enviesa, através de atitudes de carácter político ou confessional, o estado do debate sobre tão importante problemática.
Nos últimos anos têm-se multiplicado as possibilidades de manipulação e destruição embrionária, as “potenciais” aplicações terapêuticas da clonagem de seres humanos e da investigação em células estaminais embrionárias; tudo isto representa um paroxismo daquilo que foi designado por Pastor García (2002) como “a espiral coisificadora do embrião”, ou como ilustra e designa a capa da Science et Vie (nº 1010, Novembro de 2001) “Le embryon médicament”.
Ana Sofia Carvalho
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quinta-feira, 29 de junho de 2006

Um artigo de D. António Marcelino

EXAME DE
CONSCIÊNCIA
EM FINAL
DE ANO
PASTORAL Celebram-se neste tempo de encerramento do ano pastoral, o Dia da Igreja Diocesana e o Dia da Comunidade Paroquial, convocando para a sua celebração festiva todos os diocesanos e paroquianos para que convivam, partilhem, cresçam no conhecimento mútuo das suas pessoas e actividades apostólicas e revejam o caminho andado e vivam uma experiência eclesial. Tão grande significado têm estes dias que, na Diocese e nas suas comunidades, não se programam outras actividades que possam dispersar os cristãos e, na própria paróquia, o “Dia da comunidade” permite alterar o ritmo dominical normal, a fim de convocar a todos para um mesmo local e celebração. Os acontecimentos eclesiais que marcam o sentido comunitário da Igreja, merecem sempre uma especial atenção. São importantes para assinalar, pelo contributo que dão, a mudança de mentalidade e de atitudes, em relação à Igreja de Cristo, visível na Igreja Diocesana, confiada ao ministério do Bispo, seu pastor, o qual, pela força do Espírito, a conduz no amor, segundo critérios essenciais, como são o Evangelho e a Eucaristia. A nenhum cristão bem informado passa despercebido que a concepção conciliar da Igreja tem o seu acento fundamental na Igreja de Comunhão. A hierarquia, que durante séculos, por razões históricas, que quase abafaram as evangélicas, apareceu como referência eclesial, aparece agora, no Concílio Vaticano II, como um serviço essencial à missão da Igreja, Povo de Deus chamado a reconhecer Jesus Cristo como seu fundamento e empenhado em aumentar e comunicar a vida que dele recebe. O desígnio de Deus realiza-se numa comunidade de fé e fraterna que é sacramento ou sinal deste desígnio e, ao mesmo tempo, instrumento da união íntima dos crentes com Deus e da construção da unidade no mundo. Comunhão e unidade são expressões que ajudam à compreensão da Igreja, no que ela tem de essencial, e ao seu crescimento, dando sentido de verdade e de consistência à sua missão. Todos os acontecimentos marginais, que minimizam ou escurecem o sentido destes dias, eminentemente comunitários pelo que exprimem e fomentam, significam uma perda na acção pastoral e um voltar atrás no sentido e na urgência de construção, em unidade, da Igreja de Comunhão. O Dia da Comunidade Paroquial tem sentido e futuro se parte de uma participação alargada no Dia da Igreja Diocesana ou a ele conduz, como experiência eclesial, maior e mais significativa. A razão é óbvia. A Diocese não é a soma das paróquias, mas a Igreja particular em que está e opera a Igreja de Cristo e na qual todas as comunidades, paroquiais ou outras, encontram a sua verdade, na comunhão e na unidade. Os padres são colaboradores necessários do Bispo que preside à comunhão, e a sua acção pastoral só encontra uma total legitimidade, que de outro modo não existe, na união com ele e com os projectos comuns de edificação da comunidade e de vivência da comunhão A Igreja de Cristo não é uma empresa onde cada um dos responsáveis tem os seus objectivos próprios e as suas estratégias pessoais ou grupais. Qualquer expressão, por generosa que seja, que não traduza a comunhão eclesial e a não fomente é pastoralmente espúria e negativa. Também na Igreja o individualismo cheira a cisma e divisão e nele não se pode comprometer o Espírito, que congrega na unidade, dá a Vida e a renova. Neste final do ano pastoral, é necessário que todos os responsáveis, clérigos ou leigos, nos interroguemos sobre os passos dados em ordem à visibilidade da Igreja Comunhão, bem como à sua edificação com critérios teologicamente certos. O Dia da Igreja Diocesana e o Dia da Comunidade Paroquial são momentos propícios para avaliar, neste sentido e nas suas diversas expressões, o trabalho pastoral e apostólico de todo o ano.

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Museu de Aveiro em obras

Visitas com restrições a partir de Julho
O Museu de Aveiro iniciou este mês um período de obras de ampliação e requalificação. Com uma duração prevista de cerca de três anos, esta empreitada vai dotar o Museu de novas áreas, destinadas a exposições temporárias, serviços educativos, cafetaria, biblioteca e auditório.
As galerias de exposição permanente serão objecto de melhoramentos, enquanto que a parte monumental, o antigo Convento de Jesus, beneficiará de profundos e urgentes trabalhos de restauro. Assim, ao longo dos próximos três anos, os circuitos de visitas serão sucessivamente adaptados de acordo com as necessidades impostas pela obra, sendo certo que o Museu tudo fará para que as suas portas nunca sejam completamente fechadas aos visitantes. Neste sentido, impõe-se, de imediato, o encerramento ao público das galerias dedicadas aos séculos XVII e XVIII, o que vai acontecer no próximo dia 1 de Julho.
Apesar desta restrição, o circuito de visita continuará a incluir a totalidade do sector monumental composto pela Igreja com os seus coros Alto e Baixo, (onde se encontra o túmulo da Princesa Santa Joana), o Claustro e a Sala de Labor. A colecção de pintura do século XV, incluindo o retrato da Princesa, também permanece acessível aos visitantes.
Sandra Simões
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CUFC: Cursos de viola

Inscrições
abertas
até 9
de Outubro
Até 9 de Outubro, estão abertas inscrições para a frequência de dois cursos de viola (iniciação e aprofundamento) no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC). Ambos têm a duração de 20 horas e começam em Outubro, sendo as inscrições limitadas a 14 participantes. Quem gosta de cantar e animar um grupo tem agora a oportunidade de aprender a tocar viola. Basta arranjar uma. O curso de iniciação tem início dia 9 de Outubro e decorrerá às segundas-feiras, entre as 21 e as 23 h0ras, nas instalações do CUFC, até 18 de Dezembro. O curso de aperfeiçoamento arranca dia 10 de Outubro e decorre às terças-feiras, entre as 21 e as 23 horas, também no CUFC, devendo terminar a 19 de Dezembro. A jóia de inscrição (30 euros) será paga na primeira aula e destina-se a suportar as despesas do curso (aulas e material). As Fichas de Inscrição estão disponíveis em dossier próprio (Mesa Hall CUFC). Mais informações podem ser obtidas pelo Tel: 234 420 600
ou Web: http://sweet.ua.pt/~cufc/

Católicos em África

Cada vez mais
católicos em África
O Vaticano divulgou números relativos ao crescimento do número de católicos em África, adiantando que entre 1994 e 2004 esse número passou de 102.878.000 para 148.817.000, isto é, um crescimento de 30,86%. Em 1994 os cristãos representavam 14,6% da população africana, percentagem que, segundo os últimos dados da Santa Sé, chega agora aos 17%. O aumento é ainda maior no caso dos padres diocesanos, que passaram de 12.937 para 31.259, ou seja, mais 58,61%. Apresentado aos jornalistas os “Lineamenta" da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos – primeiro passo rumo à celebração de um segundo Sínodo para este Continente – o Cardeal nigeriano D. Francis Arinze frisou que “a África é o continente com a maior percentagem anual de crescimento para o Cristianismo em todo o mundo”. O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos assinalou que “muitíssimos africanos recebem o Baptismo” e que, em vários países “os seminários e noviciados têm mais candidatos do que aqueles que podem acolher”. Na sua intervenção, o membro da Cúria Romana falou dos desafios que se colocam à sociedade do seu continente, em especial questões como “a pobreza, a miséria e, sobretudo, a SIDA”. D. Nikola Eterović, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, adiantou que os temas para a II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos serão “a reconciliação, a justiça e a paz”. O documento preparatório inclui um questionário que deve ser devolvido ao Vaticano até Novembro de 2008. 12 anos depois da I Assembleia deste tipo, a ideia de convocar outro encontro semelhante deve-se, segundo D. Eterović, “ao grande dinamismo da Igreja Católica na África”. Como é habitual, os "Lineamenta" - publicados em quatro línguas: francês, inglês, português e italiano -, deveriam favorecer um amplo debate sobre o tema sinodal, com a ajuda do Questionário que se encontra no fim do documento. O documento preparatório
pode ser consultado em
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Fonte: Ecclesia