segunda-feira, 20 de março de 2006
DIA DA POESIA: 20 DE MARÇO

Um poema de Teixeira de Pascoaes
O POETA
O Poeta, concebendo
A divindade, diviniza
O nosso mundo;
E faz brilhar a luz eterna
Na candeia mortal
Que é o corpo humano.
E as nebulosas são auréolas
Que circundam a fronte
Do criador. E a Cruz do Sul
Parece erguida
Num etéreo Calvário,
Como simbólica do drama
De Jesus.
domingo, 19 de março de 2006
Museus Vaticanos reinauguram secção paleocristã

O Museu Cristão, um espaço artístico que fica dentro do complexo dos Museus Vaticanos, foi reinaugurado, após sua ampliação, por ocasião do 500º aniversário dos museus do Vaticano.
A secção paleocristã foi reformada, expondo objectos e formas decorativas desse período, reunidos a partir das colecções das famílias nobres romanas no século XVI.
O Museu Cristão foi criado em 1756 para reunir e preservar diversos objectos que, no decorrer da primeira metade de 1700, se tinham misturado com as colecções da Biblioteca Vaticana, com a explícita finalidade de "promover o esplendor de Roma e afirmar a verdade da religião cristã".
A colecção incluí, sobretudo, antiguidades paleocristãs, na sua maior parte objectos provenientes de cemitérios, como medalhas, vidros talhados e objectos de bronze de pequenas dimensões.
Os Museus Vaticanos nasceram com uma pequena colecção privada de esculturas pertencentes a Júlio II (Papa de 1503 a 1513), situada no chamado “Pátio das Estátuas do Belbedere”, hoje “Pátio Octogonal”.
Os Museus, 12 ao todo, ocupam no conjunto uma área de cerca de 40 mil metros quadrados e recebem todos os anos perto de três milhões de visitantes. Na sua forma actual, os Museus Vaticanos são um conjunto de monumentos, galerias e palácios pontifícios que começaram a ser construídos durante o século XVIII, nos pontificados de Clemente XIV e Pio VI.
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Fonte: Ecclesia
Claudette Albino expõe fotografias
“Patrimónios”
na
Galeria Morgados da Pedricosa
Na Galeria Morgados da Pedricosa, em Aveiro, está patente ao público, até ao dia 4 de Abril, a exposição de fotografia “Patrimónios”, da autoria da artista aveirense Claudette Albino.
A mostra apresenta diversas fotografias, de grandes dimensões, impressas sobre tela, que retratam, em imagens de grande beleza natural, a força do mar contra rochosas falésias, algures numa praia.
A par dessas, esta mostra fotográfica é ainda constituída por dezenas de fotos, de menores dimensões, impressas sobre papel, que retratam puxadores, batentes, ferrolhos e “tramelas” de portas, o que forma um interessante conjunto de relevância para o estudo da evolução desses acessórios de portas e portões.
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Fonte: Correio do Vouga
Um artigo de Anselmo Borges, no DN
Em Vilnius o Cristo pensador
Karl Rahner, talvez o maior teólogo católico do século XX, deixou escapar um dia, numa aula, uma daquelas observações que nunca mais se esquecem: na Igreja Católica é obrigatório confessar os pecados graves e mortais, mas não estava a ver que algum bispo ou padre ou superior religioso, ministro ou professor católico se tenha confessado do pecado grave e, frequentemente, mortal, da ignorância culpada, da incompetência fatal, da inteligência irresponsavelmente menorizada.
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(Para ler todo o artigo, clique aqui)
Editorial de António José Teixeira, no DN
Atoleiro
Três anos após o início da invasão do Iraque, o mundo está mais perigoso. Pouco antes de ordenar o ataque, George W. Bush declarava: "Após a sua libertação, o Iraque poderá mostrar o poder que a liberdade tem para transformar aquela região vital, enchendo de esperança e progresso as vidas de milhões de pessoas." Três anos volvidos sobre a mentira das armas de destruição maciça, o Iraque é provavelmente o país mais inseguro do planeta. Ingovernável, apesar de já ter ido a votos, sem esperança nem progresso, tornou-se campo de batalha permanente, atoleiro terrorista por excelência. Não passou muito tempo para que boa parte da desesperada população iraquiana tenha chegado a sentir saudades da ditadura sádica de Saddam Hussein.
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(Para ler todo o Editorial, clique aqui)
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