quarta-feira, 9 de novembro de 2005

CITAÇÃO

Ninguém sabe – ou se parece preocupar – que tipo de sociedade ou de Homem cada um defende ou propõe defender no país, porque num Mundo sem projecto, que interessa o essencial? Num mundo de «sound-bites» televisivos, o que interessa a coerência e os valores humanos, se isso não faz notícia?
António Mateus, in Jornal de Negócios
Fonte: Citador

Um artigo de Alexandre Cruz

UNIVER(SAL)IDADES Como apagar o fogo de França? Ainda que venham uma valentes chuvas de inverno, com o granizo mais forte, este fogo francês não se apaga. Está ateada, e num fogo geracional, uma realidade em gestação durante as últimas décadas e que demonstra bem claro a desagregação social latente que chega desta forma perturbante à luz da noite francesa. Não é cinema (embora este ajude a deitar lenha!), é bem real. Quase 40 anos depois do Maio de 68… É preciso não fazer (nem pânicos nem) leituras simplistas, procurar bem fundo os “porquês”, captar o “sinal” de força irracional que tem raízes bem profundas e acaba por interpelar o próprio modelo europeu e ocidental. A Europa (já sem a matriz cultural de “dignidade absoluta” e o próprio Ocidente) do dinheiro, dos números, das fórmulas, da tecnologia que substitui a Pessoa, da quantidade… não responde ao desafio da Humanidade neste século XXI. Está à vista, ou não fossem as noites agitadas de França, a partir da cidade das Luzes, a demonstração clara de que não há por onde fugir, feitiços e feiticeiros entrecruzam-se, encontram-se e trocam as voltas ao mundo da razão sócio-política. Essa ideia habitual de esconder nos subúrbios das cidades a miséria social acaba por dar o resultado que vemos... Na hora em que escrevemos, já lá vão quase 5000 carros incendiados, quase 1500 pessoas detidas, perto de 300 municípios, queimados dezenas de edifícios públicos, escolas, esquadras policiais, empresas. Um sem contagem de violência urbana realizada por jovens com bilhete de identidade francês mas “estrangeiros”, desintegrados…e quando olhamos no mapa, está a França toda num caos, nas escolhidas maiores cidades, e com sérios receios de efeito “contaminação” para os países vizinhos, Alemanha, Bélgica. O que move tais acções vândalas? Que ideal pretendem atingir? Até onde irão? Entre tantas outras estas serão as perguntas primárias que poderemos fazer, mas quanto a respostas a incógnita é o futuro que temos pela frente... Talvez possamos falar de uma forma de mostrar “poder”, chamar a atenção, despertar a opinião e os poderes públicos para uma afirmação do grande colectivo (quase sempre esquecido) que sobrevive nos bairros sociais das grandes cidades, onde intolerância é, tantas vezes, a palavra de ordem. Será uma forte reacção, com semelhança para as grandes manifestações anti-globalização, rejeição à modernidade tecnológica que, em sociedade de consumo e altíssima competição, acaba por deixar na margem a grande multidão de pessoas? Será que estes considerados pessoas “marginalizadas” descobriram forma de afirmação sem precedentes e com impressionante sucesso (na sua óptica), a propagar? Um facto é claro: os bairros sociais, por esse mundo (rico) fora quase sempre esquecidos na hora de enfrentar o crime e miséria instalada, são habitados por imensas comunidades de pessoas que já se habituaram à dor… São lugar de vício e crime que ultrapassa toda a racionalidade, sendo por isso natural o “medo”. São espaços de desumanidade onde escapar para uma dignidade de vida mais plena, ou procurar trabalho (para aqueles que ainda têm essa motivação e força de vontade) é quase proibido sendo visto como um pactuar com a sociedade de consumo (que se critica), tal é a força das leis próprias, linguagens, dos gangs, das etnias em convulsão. Os subúrbios das cidades são terríveis sub-mundos de degradação humana, e muitas vezes impenetráveis pelas autoridades pelo próprio medo de repressão. Nestes dias, a partir de Paris, a verdade veio saiu à rua pela noite dentro. Presente em Lisboa para o Congresso da Nova Evangelização, o Cardeal de Paris, Jean-Marie Lustiger sublinha que “há dezenas de anos que os poderes públicos não intervêm, e não apenas nos bairros problemáticos, mas também na sociedade em geral e em relação aos jovens.” Apagar (e compreender) este fogo perturbante é o desafio que as instâncias sociais, e afinal de contas todos nós, temos em mãos. Estamos em tempos de positiva inclusão plural de todos os contributos ao serviço da paz e do desenvolvimento humano. O mundo intelectual e o da política, como o contributo de cada cidadão que já descobriu o seu papel construtor na sociedade, recebem hoje um forte impulso a descerem mesmo à realidade para, nas causas, conseguir abrandar a profunda insatisfação e indignidade de toda esta multidão (de jovens) que já têm a vida assinalada de forma menor. Serão a “responsabilidade” e a “família” as palavras mágicas dos discursos sociais capazes de solucionar esta questão de fundo? E que fazer quando todo o discurso ético-social é insignificante diante das novas gerações tecnológicas? Onde chegámos! É dramático, em última instância, estarmos a assistir em França às consequências do vazio de cultura, sentido e sensibilidade que se espelha na asfixia de sentido de vida de uma geração em perigo que já não se revê no mundo que os pais lhes deixaram, mas também não sabem se querem lutar por algum mundo diferente. Haverá capacidade e vontade colectiva para dar a volta à situação? E com que líderes? (Não falamos de tecnologia! Falamos de Pessoas!) Onde estão eles, líderes com um sonho e uma profundidade de vida contagiante?! Eles existem, e em alturas de crise sempre a esperança os mostrará. Mas por agora, acalmado o pó, uma “inclusão” digna e saudável, num pensar a redefinição d’ A Pessoa na Cidade de Hoje, talvez seja um caminho possível. Ou não serão muitas das grandes cidades de hoje uma amálgama de multidão sem mínimos laços nem identidade social…?!

terça-feira, 8 de novembro de 2005

VÍTIMAS DE ARMAS LIGEIRAS

Posted by Picasa Dados da Amnistia Internacional: Mais de meio milhão de pessoas morrem anualmente vítima de armas ligeiras
Mais de 500 mil pessoas morrem anualmente no mundo vítimas de armas ligeiras, segundo números da Amnistia Internacional apresentados hoje numa audição pública sobre a proliferação de armas organizada pela Comissão Nacional Justiça e Paz. Actualmente, estima-se que existam a nível mundial 639 milhões de armas ligeiras como pistolas, revólveres, espingardas e metralhadoras, o que corresponde aproximadamente a uma por dez pessoas."Na prática, as armas ligeiras matam mais do que as armas de destruição maciça", afirmou Teresa Nogueira, da secção portuguesa da Amnistia Internacional, no âmbito da primeira de cinco sessões públicas intituladas "Por uma sociedade segura e livre de armas", realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Mil e cem empresas em 98 países produzem todos os anos mais oito milhões de armas ligeiras e de baixo calibre, num negócio que envolve 22 mil milhões de dólares, uma verba que daria para atingir os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio traçados pelas Nações Unidas ao nível da Educação Básica e da Mortalidade Infantil.
Para travar a proliferação e o tráfico ilegal de armamento, a Amnistia Internacional defende que todos os governos devem cooperar com a ONU para tornar vinculativo o Tratado Internacional sobre o Comércio de Armas já a partir de Julho do próximo ano - altura em que será revisto o documento.
(Para ler mais, clique PÚBLICO ON-LINE)

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA AO SERVIÇO DA PAZ E DO DESENVOLVIMENTO

No âmbito do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, a UA promove um Painel-Debate sobre investigação, orientada para a defesa da paz e do desenvolvimento
A Universidade de Aveiro vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, através da realização, a 10 de Novembro, de um Painel-Debate de divulgação de alguma da investigação que produz, especialmente orientado para realçar o contributo desta mesma investigação na defesa da Paz e do Desenvolvimento. O dia 10 de Novembro está consagrado como Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, sob o alto patrocínio da UNESCO. Associando-se a estas comemorações, a UA promove nesse mesmo dia, entre as 15 e as 17.30 horas, no auditório da Reitoria, um painel-debate com a participação de um grupo de Investigadores da Universidade de Aveiro de áreas do conhecimento diversas, moderado pela Professora Doutora Estela Pereira, e aberto a todos os interessados, comunidade escolar e civil. Convidados estão, por isso, alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários não docentes da UA, bem como os professores e alunos do Ensino Secundário das escolas da região de Aveiro e a Sociedade Civil, em geral.
(Para ver programa, clique UA)

BENTO XVI APELA À COOPERAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E CULTURA

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Bento XVI deixou hoje um apelo a todos os povos do mundo para que “coloquem a sua herança cultura e espiritual ao serviço da família humana”
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Numa mensagem dirigida à II Conferência “Paz e tolerância – diálogo e a compreensão” no sudeste da Europa, que decorre em Istambul, o Papa refere que “apenas através do diálogo poderá ganhar vida a esperança de que o mundo se torne um lugar de paz e de fraternidade”.“Sem uma base moral objectiva, mesmo a democracia é incapaz de oferecer uma paz duradoura”, adverte a mensagem, na qual se volta a condenar o “relativismo moral”, a grande preocupação deste início de Pontificado.
O Papa reafirma ainda o compromisso da Igreja em favor da “cooperação entre os povos, as culturas e as religiões”. Bento XVI escolheu como seu representante em Istambul o Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos Cristãos e da Comissão da Santa Sé para as relações religiosas com o Judaísmo.
Fonte: ECCLESIA

UM TEXTO DE TEIXEIRA DE PASCOAES

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Sem Poesia Não Há Humanidade
Sem Poesia não há Humanidade. É ela a mais profunda e a mais etérea manifestação da nossa alma. A intuição poética ou orfaica antecede, como fonte original, o conhecimento euclidiano ou científico. E nos dá o sentido mais perfeito e harmónico da vida. Aperfeiçoando o ser humano, afasta-o do antropóide e aproxima-o dos antropos. Que a mocidade actual, obcecada pela bola e pelo cinema, reduzida quase a uma fotografia peculiar e uma espécie de máquina de fazer pontapés, despreza o seu aperfeiçoamento moral; e, com o seu fato de macaco, prefere regressar à Selva a regressar ao Paraíso. E assim, igualando-se aos bichos, mente ao seu destino, que é ser o coração e a consciência do Universo: o sagrado coração e o santo espírito. Eis o destino do homem, desde que se tornou consciente. E tornou-se consciente, porque tal acontecimento estava contido nas possibilidades da Natureza. Sim, a nossa consciência é a própria Natureza numa autocontemplação maravilhosa. Ou é o próprio Criador numa visão da sua obra, através do homem. E, vendo-a, desejou corrigi-la, transfigurando-se em Redentor.
in 'A Saudade e o Saudosismo'

Fonte: Citador

Centro Social Paroquial S. Martinho, Tavarede

Posted by Picasa Encontro de gerações vivido no dia-a-dia
Se há instituições com as quais as populações perfeitamente se identificam, o Centro Social Paroquial S. Martinho de Tavarede, na Figueira da Foz, é uma dessas. A expressão "O nosso Centro Social" é repetidamente ouvida quando se fala desta IPSS, que iniciou as suas actividades com ATL, Apoio Domiciliário e Centro de Dia para idosos em 1999. Sem inauguração oficial, mas com festa já pensada para breve, de homenagem a quem a ajudou a nascer, garantiram ao SOLIDARIEDADE o presidente e o vice-presidente da direcção, padre António de Matos Fernandes e Álvaro Martins Reis, respectivamente.
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NB: Nas minhas saídas, descubro, por vezes, tempo para conhecer o que há de bom, a nível da solidariedade. Em Tavarede, na Figueira da Foz, vi e registei o dinamismo de uma comunidade que assume, com determinação, o seu Centro Social Paroquial. Para ler a reportagem que fiz, clique SOLIDARIEDADE.