Pela enésima vez temos de reflectir sobre quanto acontece nas estradas – nacionais, auto-estradas (scuts ou a pagar), itinerários (principais ou complementares), camarárias/municipais, nas ruas/avenidas – seja pela circulação de veículos ou de pessoas, seja pelas consequências (muitas delas trágicas) dos muitos e mais variados acidentes.
Em épocas de maior tráfego há campanhas – de prevenção, de repressão ou de acompanhamento – para ver se os efeitos são menos negros ou mortíferos. Pelo Natal/Ano novo, pela Páscoa, nas férias de verão, nas ‘pontes’ entre feriados (nacionais ou locais)... somos chamados a redobrar a atenção porque o tráfego automóvel se intensifica e as manobras perigosas espreitam – sobretudo as dos outros, por que cada um de nós se tem por ser ‘bom condutor’! – em cada canto e, mais não seja, por que as multas são mesmo a doer.
Desiluda-se quem julgava que, com o agravamento das coimas pelas infracções ao ‘código da estrada’ (vigente desde finais de Março), tudo ia ser menos grave ou até mais fácil... no cumprimento das mais elementares regras de convivência/concorrência no asfalto. De facto, muitas das questões poder-se-ão reduzir a ‘problemas de educação’ e essa não se aprende nem com castigos nem com repressão e tão pouco com multas! Por muito que nos custe a todos aceitar: em Portugal conduz-se mal, perigosa e (até) criminosamente.
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