segunda-feira, 25 de abril de 2005

25 de Abril

Temos de ser dignos do 25 de Abril
Passados que são 31 anos da revolução de Abril, aqui estou a recordar uma data venerada e celebrada por todos os amantes da liberdade, mas também da democracia e da justiça social. É preciso recordar que a revolução dos cravos foi apenas, e já não foi pouco, uma porta que se abriu para que os portugueses encetassem novos caminhos que conduzissem, depois da liberdade oferecida pelo Movimento das Forças Armadas, à descolonização, à democratização e ao desenvolvimento. À descolonização possível, porque foi um processo apressado e complexo, que deixou traumas em muitos compatriotas nossos que regressaram depois de abandonarem tudo o que tinham conseguido com muitos sacrifícios. Mas que deu, também, aos povos colonizados durante séculos, a oportunidade histórica de procurarem e conquistarem o seu próprio futuro. Depois veio a democratização, ansiada por tantos portugueses, sendo conhecido que muitos deram a vida por esse direito dos tempos modernos que tardou a chegar até nós, mas de que hoje nos orgulhamos, por podermos, com a força do voto, em tantas instâncias da vida social e política, dizer o que queremos e optar por caminhos que julgamos os melhores. Por fim, veio o desenvolvimento que apontou metas, muitas metas, que nos haveriam de colocar na senda dos países desenvolvidos do mundo. Muito foi feito e a vida que todos levamos é bem diferente da que levaram os nossos pais e avós. Há progressos visíveis em muitos sectores, não somos já o país do pé-descalço e do analfabetismo, mas há imenso que fazer, sem dúvida, para nos aproximarmos de vez dos países mais prósperos da Europa, à qual pertencemos por direito político, cultural e social. Ultrapassadas que foram as fases da descolonização e da democratização, resta-nos hoje olhar para o desenvolvimento a todos os níveis, no sentido de nos batermos por novos e mais promissores objectivos. Isto, porque Portugal continua sem encontrar soluções para proporcionar uma vida digna a muitos portugueses. Mais de um milhões de compatriotas nossos a passarem fome e outros tantos no limiar da pobreza exigem de todos nós respostas urgentes, para sermos dignos do 25 de Abril de há 31 anos. Fernando Martins

Um artigo de António Bagão Félix, no DN

--- Bento XVI, o bom conservador
Se tivesse seguido a maioria dos meios de comunicação social, a opinião publicada, muitos ateus e agnósticos e até algumas vozes da Igreja de fácil acesso aos media, João Paulo II deveria ter resignado. Graças a Deus, não seguiu e ficou claro porque não o fez. Se tivesse seguido a maioria dos meios de comunicação social, a opinião publicada, muitos ateus e agnósticos e até algumas vozes da Igreja de fácil acesso aos media, o cardeal Ratzinger jamais teria sido eleito Santo Padre. Graças a Deus, o conclave escolheu-o depressa e consensualmente.
No mercado opinativo sempre dado a simplificações estereotipadas que, muitas vezes, escondem uma enorme ignorância, a etiqueta para o novo Papa tomou foros de sentença passada em julgado o Papa é conservador! E diz-se conservador não como um qualificativo normal, mas quase ou mesmo com um tom crítico, se não mesmo condenatório ou abjuratório. Sim, porque dizer-se que alguém na Igreja ou fora dela é liberal ou progressista é um elogio ou um reconhecimento laudatório, mas chamar-se conservador é um anátema, uma forma de lepra social.
A Igreja não é uma instituição de opiniões nem uma expressão mais ou menos mecânica e alienante de "mercado das almas". É, sim, uma assembleia universal em nome da identidade baptismal e da comunhão em Cristo. Logo, sustentada na fé, na doutrina, em dogmas e em valores. Por isso, e na minha opinião, a Igreja - é certo -, vivendo no mundo e para o mundo, não se conjunturaliza ou guia por inquéritos de opinião. Tem o seu ritmo de aggiornamento para a construção do homem do futuro numa perspectiva terrena e salvífica.À guisa do cosmos político, alguns dos servos da Igreja também fogem da ideia da conservação, como o Diabo da Cruz. Deixam-se enredar em tacticismos e juízos de oportunidade do instante, deixam-se embalar pela linguagem religiosamente correcta quase imposta por quem não crê! Enraizar Cristo no coração do Homem, reevangelizar na aridez espiritual dos dias de hoje, aprofundar o magistério social da Igreja, caminhar sem desfalecimento no enriquecimento da verdade e da bondade é conservar o património religioso, espiritual, humano do Cristia- nismo.
O resto é a circunstância, o modo, a comunicação, os instrumentos. Importantes, sem dúvida, mas não a essência da doutrina. Essa está toda na Boa Nova, nos Evangelhos. João Paulo II dizia em No início de um novo milénio "Não há um programa novo para inventar. Está tudo escrito no Evangelho e na tradição da Igreja. Mudam apenas os problemas a enfrentar: os desequilíbrios ecológicos, a paz, os direitos humanos, as novas fronteiras da ciência..."
Os crentes querem um Papa que lhes transmita espiritualidade transbordante, afectuosidade aconchegante. Um Papa que radique toda a sua acção em Cristo, inteligente, cristalino, sábio de amor, que dê esperança, com temperança, perseverança e simplicidade.
Para mim, o Papa Bento XVI transmite tudo isto. Fala sem calculismo mas com profunda sabedoria. Homem do Vaticano II e inseparável do saudoso João Paulo II, o novo Santo Padre ajuda-nos na busca da paz, da fé, da esperança e da caridade.
Dizem alguns, como que insinuando uma crítica de carácter, que é rigoroso e austero. Que mal tem? O rigor de análise e a austeridade de modo de vida são grãos de mostarda para o reencontro das virtudes. Ser austero não é ser frio, ser rigoroso não é ser distante.
Dizem que é um Papa velho e de transição. Velho é e ainda bem. Ao menos que seja a Igreja a dar valor à velhice, não contribuindo para a sua desvalorização permanente na sociedade. De transição, porquê? Transição para onde?
Claro que há sempre necessidade de reforma num mundo em mutação. Mas que esta não consista em "deitar fora o seu próprio lastro", "em diluir, adaptar, aligeirar a fé, mas aprofundá-la", para citar o próprio Papa Bento XVI no notável livro O Sal da Terra.
Hoje, numa sociedade hedonizada e materialista, confunde-se, com ligeireza e superficialidade, felicidade com prazer, abomina-se o sacrifício, descarta-se a velhice, empobrece-se em verdade, escolhe-se o mais fácil e não o mais exigente, exalta-se o relativismo e minimalismo éticos, vive-se obcecado pelo pragmatismo.
Sobretudo na Europa, obesa nos vícios e frágil na espiritualidade, o novo Papa pode vir a ter um contributo decisivo na luta contra a cultura da indiferença que larvarmente vai invadindo o Velho Continente. Se há pedaço do mundo que necessite de uma nova evangelização e de um neomissionarismo, é a Europa, onde, para citar de novo Ratzinger, "muitas vezes o homem não está à altura da sua própria inteligência", "onde não crer é mais fácil do que crer" e "onde temos de voltar a aprender a acreditar".

Um artigo de Paulo Rocha, na Ecclesia

 
Foram repetidos os pedidos de oração pelo Papa Bento XVI, pelo seu ministério, pelo serviço que lhe é confiado, à Igreja e ao mundo. Partiram do próprio Papa Ratzinger, em repetidas afirmações de humildade, entre considerações teológicas ímpares. Sem fazer referências muito explícitas ao programa para o seu Pontificado — porque já o fizera na "mensagem de quarta-feira, 20 de Abril" e porque "não faltarão outras ocasiões para fazê-lo" — a homilia do Papa Bento XVI foi uma mensagem teológica bem ao estilo de um académico invulgar: a Liturgia da Palavra e os sinais específicos desta celebração (entrega do anel e do palio) foram a oportunidade para uma comunicação que informou profundamente sobre a natureza do ministério petrino, entre aplausos que, por 37 vezes, interromperam a voz tímida, mas determinada, do Papa Bento XVI. 
O Papa referiu-se aos "desertos" que atravessam a vida dos homens. Os desertos "da fome, da pobreza", "do abandono, da solidão, do amor destruído", "da obscuridade de Deus"... Muitos desertos que tresmalham ovelhas de um rebanho que se quer junto.

domingo, 24 de abril de 2005

BENTO XVI estará atento ao essencial da matriz da Igreja

Com a ajuda dos media, penso que nunca se falou tanto de um Papa como por estes dias. Tanto dos preparativos da sua eleição como depois de eleito pelo colégio cardinalício no Conclave. E o mais curioso é que não foram só e apenas os católicos a debruçarem-se sobre o assunto, mas também os não crentes (agnósticos e ateus) o fizeram, às vezes com alguma veemência. Uns para falarem, com contenção e respeito, da importância do Papa e da Igreja Católica na defesa de valores que são comuns numa sociedade pluralista e responsável, e outros até manifestaram os seus pontos de vista sobre os temas que gostariam de ver tratados pelo novo Papa. Alguns, porém, exorbitaram. Falaram como se fossem membros da Igreja e como se estivessem interessados, de verdade, no que ela defende. Queriam uma Igreja à sua medida, uma Igreja que optasse pelos valores que eles próprios seguem e pelos quais se batem, uma Igreja que aprovasse o aborto e a eutanásia, uma Igreja que oficializasse o divórcio, uma Igreja que aceitasse o casamento de homossexuais, uma Igreja que defendesse o amor livre e a libertinagem sexual, uma Igreja sem regras em torno do essencial da sua doutrina, uma Igreja, enfim, à medida de quem não quer estar nela. Pois a Igreja que temos e que congrega mais de mil milhões de seguidores resolveu, através dos cardeais eleitores, escolher para Sumo Pontífice um cardeal culto, um teólogo profundo, um dedicado e atento servidor da Igreja, um dos braços direitos do Papa João Paulo II, o guardião da fé que teve de zelar pela essência do pensamento católico, fazendo-o sempre em nome do mandato que foi convidado a desempenhar. Foi, sem dúvida, incómodo para muita gente, muitos dos quais, segundo li, se recusaram ao diálogo. O Papa Bento XVI já não é o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Agora é, para nós, católicos, o Santo Padre, o chefe visível da Igreja Católica. E por isso, Bento XVI vai ser, assim creio, o congregador das boas vontades dentro da Igreja, o promotor da paz entre as nações e entre os homens e mulheres de todos os quadrantes da Terra, e o defensor dos oprimidos. Mas também vai lutar pela unidade dos cristãos, para que todos vejam como nos amamos, no estrito respeito pelo que nos diferencia. Com humildade, com verdade, mas firme no essencial e na caridade. Se o essencial se esboroar, o que não creio, a Igreja deixa de ter sentido. Fernando Martins

Papa apela à unidade dos cristãos

Bento XVI assumiu-se hoje como um "pastor" que vai procurar reunir o rebanho e apelou à unidade de todos os cristãos durante a homilia da Missa de inauguração do seu pontificado. Após ter explicado o significado das insígnias que hoje recebeu — o Pálio Petrino e o Anel do Pescador —, o novo Papa afirmou que "das imagens do pastor e do pescador emerge, de forma muito explícita, o apelo à unidade". Apesar de reconhecer que o rebanho se encontra dividido e as redes rotas, Bento XVI assegura que os cristãos "não devem estar tristes". "Alegremo-nos com a Tua promessa, Senhor, que não desilude, e façamos tudo o que for possível para percorrer o caminho para a unidade que "Tu prometeste", desafiou. A homilia transformou-se em oração, com o novo Papa a pedir: "faz com que sejamos um só pastor e um só rebanho, não permitas se rompam as Tuas redes e ajuda-nos a ser servidores da unidade."

Texto e foto da ECCLESIA

National Geographic mostra vida no ventre materno

Em Março, o National Geographic Channel exibiu um documentário de duas horas intitulado "In The Womb" (No Ventre Materno), conforme revelou a revista "ÚNICA" do "EXPRESSO" desta semana. Pela primeira vez, a gestação de uma criança foi filmada no ventre materno, minuto a minuto, durante nove meses. Isto só foi possível graças a uma microcâmara instalada estrategicamente para captar as mais pequenas reacções do ser humano em gestação. O trabalho do National Geographic Channel foi acompanhado por uma equipa médica. A "ÚNICA" sublinha que as imagens mostram, no início da gravidez, o embrião com apenas 3,6 milímetros, e às três semanas já é possível vislumbrar o batimento de um pequeno coração. Aos três meses, a câmara revelava movimentos das pernas e, aos quatro, era possível ver o bebé a mexer-se. Mais tarde, tornaram-se nítidas expressões, como abrir e fechar os olhos ou trejeitos faciais. Aos oito meses, a criança já responde a estímulos exteriores, como variações de luz ou sustos com sons mais altos, refere a "ÚNICA". Para ver fotos e imagens de vídeo, clique aqui.

POSTAL ILUSTRADO

Posted by Hello Foto de Crixtina, pseudónimo artístico de Dora Bio (Para ver mais fotos, clique aqui)