Em tempo de verão não pode faltar o otimismo. É nele que refrescamos o corpo e a alma. Libertos do frio, do vento e da chuva sentimos mais gosto pela vida. Férias com praias, serras, passeios, diversões, leituras, programas televisivos e visitas a familiares e amigos contribuem para o nosso melhor estado de espírito, que se deseja sadio e aberto a quem nos rodeia.
Como rural que sou, sem complexos, gosto do campo e da sua simplicidade. Comungo, com verdade, a natureza e dela benefício tanto que posso e devo partilhar. As cores, os cheiros, a serenidade, a liberdade e a proximidade que nos inspiram surgem mais nesta época. As pessoas são a nossa família mais alargada. Antigamente, os mais velhos eram todos tios e tias.
Se é indiscutível que temos na alma e no sangue o mar e a ria, que nos viram nascer e crescer, também é certo que a serra nos fascina. Em menino, quando ao longe divisava os seus contornos, sentia-os misteriosos. E quando pela primeira vez pisei solo serrano fiquei extasiado. Hoje tudo é diferente. Os meios de comunicação social levam-nos a todo o mundo. Importa saber aproveitar o que nos oferecem. Boas férias para todos.
Fernando Martins