quinta-feira, 25 de abril de 2024

Onde estava eu no 25 de Abril?



Manhã cedo, saio de casa rumo a Sever do Vouga. Rádio ligado era o meu companheiro de viagens. Uma boa forma para estar atento ao mundo. Estranhamente, enquanto metia gasolina na Cale da Vila, Gafanha da Nazaré, ouvi uma notícia que recomendava que nos mantivéssemos por casa. Havia problemas em Lisboa com militares. A Silvia, professora de Ílhavo que lecionava na Gafanha da Nazaré, estava a abastecer o seu carro, no sentido contrário ao meu. E dei-lhe a notícia que ouvira. — Não sei de nada… Eu vou para a escola. E foi.
Eu segui para Sever do Vouga. O que lá fiz está nos meus blogues. Pode ler, por exemplo, aqui.

O 25 de Abril foi, sem dúvida, o mais marcante acontecimento histórico da nossa  geração, mas não só. A criação de novas mentalidades, as transformações profundas a todos os níveis, a tomada de consciência dos direitos e deveres individuais e coletivos, bem como as aprendizagens do viver democrático surgiram aí.

Hoje, cinquenta anos passados, devemos à revolução dos cravos a consciência de que a marcha da história continuará a iluminar os nossos horizontes até desaparecerem as fomes, os sem-abrigo, os explorados e os perseguidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário