Francisco Fernandes Caleiro nasceu na Gafanha da Nazaré, a 22 de abril de 1881. Filho de João Fernandes Caleiro e Maria Rosa Caleiro.
Do seu percurso académico sabemos que obteve aprovação no exame da Instrução Primária em julho de 1891 e frequentou a Escola de Ensino Normal de Aveiro, onde em 1905, recebeu o Diploma do Magistério Primário, com a classificação de 18 valores.
Como professor primário, exerceu a profissão nas Escolas da Anadia, de Juncal – Porto de Mós. Em 1916, foi definitivamente colocado na Escola Masculina N.º 1 de Aveiro, fixando também nessa altura a sua residência naquela cidade. Durante a sua carreira, exerceu, interinamente, as funções de Inspetor da Região Escolar de Aveiro.
A 9 de novembro de 1910, contraiu matrimónio com Maria Ascensão Dias Pinto. Desta união, nasceram duas crianças, Elmano e Zaida. O casamento terminou com a morte da esposa, a 29 de dezembro de 1945.
A sua dedicação ao ensino foi reconhecida quando, a 10 de junho de 1950, lhe foram impostas as insígnias do grau de Cavaleiro da Ordem de Instrução Pública. Aposentou-se no ano seguinte.
Faleceu em Aveiro, a 12 de maio de 1971.
Informação Histórica do Topónimo
Na Gafanha da Nazaré encontramos a Rua do Professor Caleiro. Este topónimo é mencionado numa Escritura de 13 de junho de 1988, para adjudicação da empreitada de pavimentação em semipenetração betuminosa de vários arruamentos na Gafanha da Nazaré.
Pelo Centro de Documentação de Ílhavo