Um torneio que mobilizou
O Grupo Desportivo da Gafanha (GDG) promoveu e organizou o Gafanha Cup ‘23, um Torneio Internacional de Formação nas Modalidades de Futebol, Futsal e Basquetebol, para os vários escalões desportivos. Os jogos decorreram nos dias 24 e 25 de junho e 30 de junho, 1 e 2 de julho. Foi Torneio Internacional de Formação nas modalidades referidas, apostando na vertente competitiva e nos valores transversais do Desporto.
O GDG escolheu as instalações da CERCIAV, na Senhora dos Campos, para fazer a apresentação do Gafanha Cup '23, assumindo uma parceria com aquela instituição, vocacionada para crianças e jovens com algumas dificuldades.
Durante a entrega das taças, tive a oportunidade de felicitar GDG e seus dirigentes, bem como a comissão que levou à prática tudo o que diz respeito aos jogos que decorreram no Complexo Desportivo do GDG e no Pavilhão Teresa Machado. Louvei os atletas, dirigentes, treinadores, famílias e demais colaboradores que prepararam e acompanharam os atletas para o torneio. Ainda aplaudi o público que entusiasmou os jogadores, sublinhando o mérito do torneio que promove a festa do desporto, no aplauso aos vencedores e no respeito pelos vencidos. Disse que no desporto como na vida é primordial saber ganhar e o saber perder e que os que perdem hoje podem ser os vencedores de amanhã.
Participaram 96 equipas de 50 clubes com os seus atletas e dirigentes, num total superior a 1900 pessoas de várias zonas do nosso país, incluindo Açores e Madeira e, ainda, a Espanha. Assumiram a organização 120 elementos do GDG, com a coordenação de Rita Fonseca e António Ribeiro. Houve apoios, como não podia deixar de ser, da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, mas também de empresas.
NOTA: Fui convidado para ser o Padrinho do Torneio, a título de sócio mais antigo do GDG, tarefa que desempenhei com muito gosto.
Fernando Martins