“A catedral de Aveiro, outrora Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos, celebra, este ano, os 600 anos do início da sua construção e desde o ano passado comemoramos os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana à vila de Aveiro e da sua entrada no Mosteiro de Jesus. Aproveitando estas efemérides, vamos celebrar, entre 12 de maio de 2023 e 13 de maio de 2024, um Ano Jubilar, concedido pelo Papa Francisco, sob o lema: “Igreja de Aveiro peregrina na esperança”.
Ao vivermos o Ano Jubilar da nossa Catedral, urge perceber quem somos, para onde queremos caminhar, e do que falamos quando nos referimos à catedral como Igreja-Mãe. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo; pratiquemos gestos de misericórdia para com todos os que necessitam de ser acolhidos e ajudados nas suas fragilidades, sobretudo os mais pobres.
Toda a Diocese está convidada a participar no Ano Jubilar. Queremos ver reunida uma Igreja/ Diocese que anuncia, celebra e vive a sua fé. Importa que, a partir da escuta da Palavra e da ação, nos preparemos e consciencializemos da sua importância, para que brilhe em nós um novo rosto de Igreja. Convido os sacerdotes, diáconos e consagrados, juntamente com os representantes de todas as paróquias, para a celebração eucarística do dia 13 de maio, às 10h00, dia em que celebramos os 600 anos do lançamento da primeira pedra desta igreja, que é hoje a nossa catedral.
Guiados pelo Espírito Santo, queremos ser pedras vivas com as quais Cristo edifica esta Igreja da qual fazemos parte. Que Nossa Senhora da Glória nos assista com a sua bênção, para percorrermos os caminhos que nos levam aos irmãos.”
Da homilia do nosso bispo, D. António Moiteiro,
na Missa Crismal, a 6 de abril de 2023