quinta-feira, 13 de abril de 2023

Egas Salgueiro - Biografia de um empresário de eleição

Um precioso trabalho de Manuel Ferreira Rodrigues 


“Egas Salgueiro - Biografia de um empresário de eleição” é um livro do historiador Manuel Ferreira Rodrigues que merece os meus parabéns muito sinceros pela importância de que se reveste. São 400 páginas com texto, fotos e mapas, sobre  um cidadão que deixou marcas indeléveis de uma vida cheia em prol da comunidade.  
Egas Salgueiro marcou profundamente, no âmbito da pesca do bacalhau, a nossa terra e região, em especial, e o país, em geral. Foi inovador e corajoso com visão avançada para a época, e Aveiro já o homenageou. A Gafanha da Nazaré ainda lhe deve muito, mas é sempre tempo de perpetuar a sua memória entre nós.
Escrever um livro com o intuito de  divulgar a vida de um homem que marcou a história de muitos de nós, não é tarefa fácil, tal a variedade das facetas do biografado, com expressão vincada na região e no país. Contudo, a minha intenção é, tão só, sugerir a leitura dos passos dados por Egas Salgueiro, o Senhor Egas, como os Gafanhões o tratavam, num trabalho altamente meritório do Prof. Manuel Ferreira Rodrigues.
Em Agradecimentos, o autor lembra que “Um trabalho desta natureza e dimensão só é possível com a prestimosa colaboração de inúmeras pessoas e instituições”, destacando, com “palavras de gratidão”, o neto do industrial Egas Salgueiro, o Professor Doutor Egas Manuel da Silva Salgueiro, docente da Universidade de Aveiro.
Os diversos capítulos abarcam toda a vida do industrial e homem de visão, desde o seu nascimento, 1894, até à sua morte, em 4 de julho de 1977. “Desaparecia discretamente, como sempre em boa medida havia vivido, o Armador destemido, que o Capitão Valdemar Aveiro, em palavras de homenagem e gratidão, considera o «grande símbolo do armamento da pesca longínqua em Portugal».
Não se pense que Egas Salgueiro foi apenas um empresário ligado às pescas numa empresa (EPA) líder em Portugal. A sua capacidade de trabalho abarcou outras áreas, nomeadamente, a Moagem, a Banca, a passagem pela Vida Pública Municipal, Misericórdia e Conservas, entre outras que estimulou.
Manuel Ferreira Rodrigues partilha connosco a vida plena de um grande empreendedor que ultrapassava todas as barreiras para proporcionar emprego a homens e mulheres da nossa região, mas não só. A título de exemplo, sublinho que criou uma creche para os filhos das mulheres da seca do bacalhau na Gafanha da Nazaré.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Cheguei a reunir a sós com ele, no escritório novo, (atualmente demolido) da EPA, para tratar de assuntos profissionais.
    Constatei que estava perante um homem afável, que apesar de ostentar o título honorífico de comendador, revelava-se uma pessoa de fácil tratamento. Surpreendeu-me, o à vontade que me proporcionou, sendo eu um 'miúdo' de 25 anos e ele um empresário de referência com 71 anos!

    ResponderEliminar