sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

DIA DO DIÁCONO PERMANENTE EM ARADAS

Igreja de Aradas
As esposas dos diáconos 
são “âncoras fundamentais”


No passado domingo, 22 de Janeiro, celebrou-se na paróquia de São Pedro de Aradas, Diocese de Aveiro, o Dia do Diácono Permanente, Festa de São Vicente, Diácono e Mártir. 
Dois anos depois, por força da pandemia do Covid-19, os Diáconos aveirenses puderam conviver, refletir e celebrar a efeméride em torno do seu patrono, São Vicente.
No momento próprio, o nosso Bispo, D. António Moiteiro, frisou a importância das esposas dos diáconos no apoio que lhes prestam no dia a dia das tarefas apostólicas, lembrando a todos a responsabilidade do fiel cumprimento da missão que assumiram de se “identificarem com Jesus Cristo”. Recomendou, ainda, que, em cada paróquia e em cada comunidade, todos sejam “criadores e animadores de grupos de reflexão e de estudo da Palavra de Deus”.
As atividades iniciaram-se com um encontro-convívio entre os diáconos e esposas, seguindo-se a Eucaristia, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Manuel Joaquim Rocha.
Ao abrir a celebração, o Diácono José Alves explicou o motivo da presença dos Diáconos Permanentes na Eucaristia, evocou os 13 Diáconos já falecidos e justificou a ausência de outros por motivo de doença.
Na homilia, o presidente da celebração fez referência à missão do Diácono nas diferentes áreas de ação, nomeadamente, na proclamação da Palavra, no Serviço do Altar e nos Serviços da Caridade. Também sublinhou a importância das esposas dos diáconos, considerando-as “âncoras fundamentais” dos seus maridos.
No momento próprio, de grande significado, os participantes  fizeram a renovação das Promessas Diaconais.

Sem comentários:

Enviar um comentário