sábado, 12 de novembro de 2022

Pela perseverança, alcançareis a vida plena

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XXXIII do Tempo Comum

Jesus e os discípulos estão nas imediações do templo de Jerusalém, termo da sua caminhada missionária iniciada na Galileia. Conversa sobre a majestade, a beleza e a consistência do que vêem. Estão maravilhados e confiantes. Contemplam a afluência de pessoas devotas que vão lançar as suas ofertas nas caixas do tesouro. Sentem um orgulho compreensível pela história e funcionalidade do centro de peregrinação “nacional”, aonde todos acorrem. Jesus, bom observador e insigne pedagogo, aproveita este cenário para fazer um dos seus ensinamentos mais expressivos sobre o valor do tempo presente, numa perspectiva do futuro definitivo, sobre a atitude fundamental a cultivar na esperança activa e perseverante, sobre os comportamentos corajosos, alicerçados, não na fragilidade humana, mas na convicção consistente de que o Espírito de Jesus estará presente e actuante. As surpresas e contrariedades serão incontáveis: Templo destruído, notícias falsificadas, anúncios alarmistas, fenómenos espantosos, perseguições de morte. Jesus indica, aos discípulos, a disposição e a atitude que, nestas circunstâncias, devem vivenciar: aproveitarem para dar testemunho da fé que os anima, acolherem a sabedoria que lhes será concedida, estarem sempre vigilantes e interpretarem o que vai acontecendo, manterem-se firmes na esperança do novo que há-de surgir, resistirem, até à exaustão, serem perseverantes na confiança de que, em seu nome (de Jesus) alcançarão a vida plena.
Esta visão do futuro alicerça-se em realidades históricas que os discípulos tinham presenciado e estavam a viver. O templo é pilhado e arruinado, aquando da invasão de Jerusalém, pelas tropas de Tito (pelos anos 70). A população é subjugada e muitos judeus são trucidados. A hostilidade para com os cristãos é crescente e converte-se em atitudes frontais que chegam à perseguição e à morte. Jesus, na narração que Lucas nos apresenta, alarga os horizontes a esta experiência marcante para os discípulos e exorta-os à resistência não violenta, à paciência activa, à resiliência confiante na superação do caos e na construção de um mundo novo, gérmen da salvação desejada. Exorta-os a fixarem o seu olhar na meta do futuro e a trabalharem com determinação na transformação do presente. Aqui e agora, lançamos as sementes do mundo novo que tanto desejamos.
 
PS: Ter em conta a devastação provocada pelas forças brutas da natureza: tufões, terramotos, maremotos, erupções vulcânicas…; pelo descontrole de certos dinamismos humanos: conflitos familiares e laborais, violências e tensões sociais, guerras…; pela pressão de lobby ideológicos, de publicidade agressiva, de detentores do poder, ainda que eleitos democraticamente. (ver ideologia do género, carta pastoral da CEP Nov 2013).

Pe. Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário