segunda-feira, 17 de outubro de 2022

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Celebra-se hoje, 17 de Outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1992, com o objetivo de nos sensibilizar para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.
Antes, a 17 de Outubro de 1987, Joseph Wresinski convidou as pessoas para se reunirem em honra das vítimas da fome e da pobreza em Paris, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Compareceram cem mil pessoas.
Infelizmente, a pobreza existe hoje como sempre existiu. Continuará a haver  quem explore o homem, quem roube, quem engane, ao mesmo tempo que não falta quem esbanje, quem gaste em futilidades, quem não goste de poupar. Há os que nasceram ricos e há os que nasceram pobres.
Sou do tempo dos pobres que pediam esmola de porta em porta. E até havia quem tivesse os seus pobres. Lembro-me de um pobre que vinha todos os domingos à nossa casa. Era o nosso pobre, que minha mãe contemplava com produtos para cozinhar e com roupa que já não nos servia. Sempre me impressionou esta realidade. E passados tantos anos, os pobres continuam sob outras formas. Desempregados, baixos salários, subsídios de miséria, doentes sem meios de subsistência, velhos sem familiares capazes de os acolher e doentes sem apoios.
Há na nossa sociedade os extremos: uns com muito e outros sem nada. Aproveitemos este dia para refletir sobre os pobres que temos e sobre as formas de os ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário