ILHAS DA RIA é um livro da jornalista Maria José Santana, com edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos e fotografia de capa de Adriano Miranda. Os temas apresentados neste livro já foram publicados no PÚBLICO, jornal de que é colaboradora desde 2005.
ILHAS DA RIA tem 80 páginas e é de pequena dimensão, mas bastante interessante para as gentes da nossa região e não só. Muito se tem falado através dos tempos da Ria de Aveiro, também identificada por Laguna, mas nem todos conhecerão as ilhas que nela existem e que já tiveram vida com histórias que permanecem na memória de muitos.
Quem há pelas povoações circundantes que não conheça ou tenha ouvido falar da ilha do Monte Farinha, da Testada, de Sama (conhecida por quinta do Rebocho), entre outras, sendo certo que nelas se cultivou milho, feijão, batata, melancia, vinho e até se produziu sal, ao lado de rebanhos e cavalos, como recorda a autora, que falou com proprietários e descendentes de quem lá morou ou nelas passou férias?
Maria José Santana não se ficou pelas ilhas e pelos que nelas trabalharam ou veranearam, mas vai mais longe quando aborda as origens da Ria e os seus historiadores, como os escritores e artistas, de diversos matizes, que a souberam descrever e cantar.
F. M.