sábado, 23 de outubro de 2021

A NOSSA GENTE: Rua Manuel da Rocha Fernandes

SE ESTA RUA FOSSE MINHA

Manuel da Rocha Fernandes nasceu a 22 de janeiro de 1907, na Gafanha da Nazaré. Filho de Manuel da Rocha Fernandes e Maria de Jesus, lavradores, naturais de S. Salvador.
Manuel da Rocha Fernandes era também conhecido por Sr. Rocha ou Mestre Rocha. Este último devia-se a ter sido Mestre nas Oficinas da Escola Naval de S. Jacinto, onde figurava nos quadros de pessoal civil. Nesta instituição eram-lhe reconhecidas as suas qualidades como carpinteiro, especialista em hidroaviões e em aviões com trem de aterragem. Aliás, Joaquim Duarte relembra mesmo que a construção do Tiger Mouth se ficou a dever muito ao Mestre Rocha.
A 21 de janeiro de 1933 contraiu matrimónio com Bemoinda Casqueira.
Nos anos de 1942 e 1946 foi eleito para um mandato na Presidência da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré. Cargo que voltou a ocupar nos mandatos de 1955 e 1960. Durante a sua presidência muitas foram as obras marcantes para a freguesia como o mercado e o edifício dos correios.
A sua ambição para melhorar as condições de vida da população da Gafanha está bem documentada, na Ata da Câmara Municipal de 12 de dezembro de 1947, na qual ficou registado o pedido para que, entre outras diligências, se procedesse com urgência ao levantamento fotogramétrico da freguesia, à aquisição e construção urgente de novos edifícios escolares e ao estabelecimento de iluminação pública nas principais ruas da Gafanha da Nazaré.
Muitos gafanhões recordam ainda que era um defensor acérrimo de traçados retilíneos, por forma a evitar curvas e os problemas que delas podiam advir.
Manuel da Rocha Fernandes dedicava-se também à sua comunidade religiosa, assumindo-se como ensaiador do grupo coral da paróquia e autor dos Cânticos do Cortejo dos Reis.
Ocupou, ainda, as funções de Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Elétrica da Gafanha da Nazaré.
Faleceu a 18 de abril de 1985. O seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério da Gafanha da Nazaré.

Informação Memorial sobre o Topónimo

O Professor Fernando Martins, numa entrevista, recordou o seu antigo Presidente de Freguesia, referindo que o mesmo sempre defendeu que a Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré deveria ser o centro nevrálgico da freguesia e por isso a importância de ali se instalar o mercado e os correios, mesmo que muitos habitantes da Gafanha, na época, defendessem que se deveriam implantar na Cale da Vila por ser o local com mais comércio e indústria.

Informação Histórica do Topónimo

Na Gafanha da Nazaré encontramos a Rua Manuel Rocha Fernandes. Este topónimo é mencionado numa Escritura de 13 de junho de 1988, relativa a um contrato celebrado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e Manuel Ferreira Lopes, em nome e representação da sociedade por quotas de responsabilidade limitada "Mário Polónio, Lda." atualmente com a designação de "Viatécnica - Infraestruturas Viárias, Lda.", precedendo de concurso público, para adjudicação da empreitada de pavimentação em semipenetração betuminosa de arruamentos na Gafanha da Nazaré.

Pelo Centro de Documentação de Ílhavo
– Câmara Municipal de Ílhavo

Sem comentários:

Enviar um comentário