sábado, 4 de setembro de 2021

Júlio Dinis - Um escritor da minha adolescência

Num blogue que leio frequentemente, “De Rerum Natura”, li hoje um texto alusivo a Júlio Dinis, um escritor da minha adolescência e juventude, que muito me entusiasmou. Doente pulmonar, doença de que também padeci em duas alturas da minha juventude, esteve em Aveiro e na Gafanha, como já diversas vezes referi nos meus escritos.
Os seus romances deixaram em mim a ideia de que se tratava de um homem em sofrimento, com ânsia de felicidade. Como médico, que, aliás, nunca exerceu, sabia que a morte seria inevitável. Daí, penso eu, a opção pelos cenários de gente boa, trabalhadora, feliz. "A Morgadinha dos Canaviais", "As Pupilas do Senhor Reitor", "Uma Família Inglesa", "Os Fidalgos da Casa Mourisca" e "Serões da Província", entre outas  obras, ocupam o meu imaginário. 
Já lá vão muitos anos. Só esporadicamente releio umas simples páginas. Não seria ocasião para voltar a Joaquim Guilherme Gomes Coelho, o escritor Júlio Dinis? Talvez. 
A Feira do Livro do Porto, em curso, é-lhe dedicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário