quarta-feira, 3 de março de 2021

Mais saúde e beleza com jejum e abstinência


«Hoje, sabemos que o jejum e a abstinência contribuem em grande medida para a saúde e até para a beleza. Quanto à espiritualidade, não há dúvida. Significativamente, a sabedoria de todas as religiões esteve sempre aberta ao jejum sadio.»


Anselmo Borges


NOTA: Fui educado dentro das regras da Igreja Católica e nunca me arrependi de ter cultivado na minha vida esse espírito, no respeito pelas opiniões dos outros. E na quaresma, era certo e sabido que o jejum (comer menos ou não comer uma refeição por dia) e a abstinência (não comer carne) faziam parte dos rituais durante 40 dias.
O essencial, no entanto, era destinar o que se poupava ou o que fosse possível para os pobres, aqueles que realmente podiam passar fome, porque subsídios não existiam. E assim se passaram os anos.
É claro que hoje se multiplicam, talvez não tanto quanto o necessário, os apoios às famílias carenciadas, em especial agora por causa da pandemia. Contudo, infelizmente, há sempre fome neste mundo.
Hoje, encontrei uma frase que destaquei no meu blogue num texto do meu colaborador Anselmo Borges que vem a propósito e que proponho para reflexão. Afinal, o jejum e abstinência até fazem bem à saúde e à beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário