segunda-feira, 15 de março de 2021

Leiteiras das Gafanhas



O Pinterest trouxe-me hoje à memória as leiteiras da Gafanha que vendiam o seu produto, manhã cedo, de porta em porta, na Praia da Barra. Não sei se também iam à Costa Nova, mas presumo que sim. Duas vizinhas nossas vendiam o leite na Praia da Barra, principalmente durante a época balnear. Depois, ficavam com clientes, residentes fixos ou que ali passavam os fins de semana.
Eram lavradoras com vacas leiteiras, mas no Verão o leite das suas vacas não era suficiente. Os lavradores vizinhos abasteciam-nas, vendendo o restante a clientes particulares ou entregavam-no nos postos dos lacticínios, um dos quais ficava na Rua São Francisco Xavier, bem perto da Av. José Estêvão. Mas havia mais nas Gafanhas.
A nossa vizinha, pessoa muito simpática e organizada, tinha um cuidado extremo com tudo o que dizia respeito ao seu negócio da venda do leite.
Os canecos e medidas, de alumínio, bem como uns panos brancos que usavam para filtrar, julgo eu, o precioso líquido dos pequenos almoços, eram lavados com esmero e postos a secar, para no dia seguinte se apresentarem alvinitentes. Não ficou na minha memória qualquer indício de falta de higiene.
Nas épocas de pouca venda, levavam um caneco à cabeça e outro, mais pequeno, na mão. No Verão, usavam um carro de mão de duas rodas.

F. M. 

2 comentários:

  1. A minha mãe Ti Joanita leiteira e a ti 'Zéfa' Vilarinho, foram talvez as últimas leiteiras a deixar a venda de leite porta-a-porta. Era vulgar, venderem-no em Aveiro e de Verão transferirem a venda para a Barra e Costa Nova. No entanto, a minha mãe, só o fazia em Aveiro durante todo o ano, aonde adquiriu clientes para todo o ano e muitas amizades. Depois que a minha irmã Rosa se casou e porque também já tinha alguma clientela na Cale da Vila, deixou a venda de Aveiro e passou a ir só até à Cale da Vila, até ficar viúva.
    Com esta atividade, não só ganhou algum dinheiro, como também adquiriu uma certa cultura na sua vivência diária com as senhoras da cidade!

    ResponderEliminar
  2. Eu referi-me concretamente à minha vizinha Maria dos Anjos, casada com Manuel Joaquim Merendeiro. Mas havia mais leiteiras nas Gafanhas. Obrigado pela informações que nos dás.

    ResponderEliminar