domingo, 4 de outubro de 2020

«FRATELLI TUTTI» - Nova Encíclica do Papa



SOBRE A FRATERNIDADE E A AMIZADE SOCIAL 

A nova encíclica do Papa Francisco — «FRATELLI TUTTI» — sobre a fraternidade e a amizade social vem acordar-nos para a necessidade de repensarmos os estilos participação social que temos levado, propondo ao mundo “uma forma de vida com sabor a Evangelho”, ao jeito de São Francisco de Assis”. Logo a abrir, lança o convite a um amor que ultrapasse as barreiras da geografia e do espaço, recordando que se inspirou no santo de Assis para apelar à fraternidade e à amizade social, que estiveram sempre nas suas preocupações. 
“As páginas seguintes não pretendem resumir a doutrina sobre o amor fraterno, mas detêm-se na sua dimensão universal, na sua abertura a todos. Entrego esta encíclica social como humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras. Embora a tenha escrito a partir das minhas convicções cristãs, que me animam e nutrem, procurei fazê-lo de tal maneira que a reflexão se abra ao diálogo com todas as pessoas de boa vontade.” 
O Papa sublinha que a história dá sinais de regressão, reacendendo-se “conflitos anacrónicos que se consideravam superados”, ressurgindo “nacionalismos fechados, exacerbados, ressentidos e agressivos” em vários países, ao mesmo tempo que aparecem “novas formas de egoísmo e de perda de sentido social mascarado por uma suposta defesa dos interesses nacionais”. 
“O bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia. Não é possível contentar-se com o que já se obteve no passado nem instalar-se a gozá-lo como se esta situação nos levasse a ignorar que muitos dos nossos irmãos ainda sofrem situações de injustiça que nos interpelam a todos», refere o Papa Francisco.

Ler a encíclica aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário