quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O nosso prior - presbítero há 41 anos

Padre César celebra hoje, 23 de Setembro, o 41.º aniversário da sua ordenação presbiteral. Nascido a 24 de Agosto de 1952, na freguesia de Calvão, Vagos, frequentou o seminário local e posteriormente o de Santa Joana, em Aveiro, onde permaneceu até 1971. Frequentou depois o Instituto Superior de Estudos Teológicos em Lisboa e o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto. 
Conhecemos o Padre César há bons anos e dele sabemos que tem no seu currículo uma vida cheia ao serviço de Deus e dos homens e mulheres do seu e nosso tempo. Como sacerdote passou por uma experiência enriquecedora ao serviço das Tropas Paraquedistas,  onde foi capelão-militar, na guerra e nos quartéis, dando exemplo de coragem e dedicação, tendo sido condecorado. Importa, no entanto, falar dele entre nós, como coadjutor e depois como pároco da comunidade de Nossa Senhora da Nazaré. Sacerdote próximo e compreensivo, atento e dedicado, entusiasta e fraternal. 
Permitam-me que evoque o que nos disse no dia em que assumiu a paroquialidade da nossa terra, 16 de Agosto de 2015. Prometeu ele que iria seguir «as orientações dos sacerdotes» que o antecederam, na linha de obediência ao que o Senhor da Messe nos pede: «Que sejamos seus instrumentos na evangelização deste povo que tem nas suas raízes famílias profundamente cristãs,  sem excluir ninguém, porque pretendemos ser uma Igreja inclusiva.» 
E como desafios pastorais, o Padre César adiantou que, como as crianças, queremos ser pequeninos e humildes, dependentes só de Deus; com os adolescentes e jovens, queremos compreender as suas rebeldias e desafiá-los à generosidade; com as famílias, queremos ajudá-las a viver o amor generoso; com os idosos, já no outono da vida, e com os doentes, queremos ser próximos para lhes dar uma palavra de esperança; e com as autoridades autárquicas e as associações queremos usar sempre de uma colaboração franca e leal, porque o objetivo da Igreja também é o bem do ser humano no seu todo. E acrescentou: Confiantes na nossa Padroeira, Nossa Senhora da Nazaré, que nos acolhe sob o seu manto protetor até chegarmos a porto seguro nesta travessia do mar da vida, sentimos que a proteção da Mãe de Deus nunca faltará. 
Com o meu abraço amigo e a promessa da minha colaboração, apesar das minhas fragilidades, aqui ficam os votos das maiores bênçãos de Deus.  

Fernando Martins 

Sem comentários:

Enviar um comentário