quarta-feira, 18 de março de 2020

COVID-19 — UMA GUERRA SEM FIM À VISTA?


Com o coronavírus (COVID-19), estamos a viver uma guerra de efeitos imprevisíveis e sem fim à vista. Depois de tantos desastres naturais, convulsões sociais, calamidades, pestes e outros males, um vírus danado ainda não controlado veio incomodar, e de que maneira!, o mundo em que vivemos. Com 80 anos de vida, passei por épocas difíceis, perturbadoras, inquietantes, com doenças devastadoras que fizeram estragos no país e no planeta. Tudo, ou quase tudo, foi atingido e depois ultrapassado, deixando rastos de violência e mortes sem conta. Quem olhar apenas para a história do século passado, sabe que foi assim. Mas também sabe que de todas as guerras brotaram ressurreições! 
O COVID-19 continua  a resistir à luta possível que lhe é dada, mas o medo perdura por não se ver o fim dos dramas no horizonte. O dia a dia das pessoas está a ser bastante perturbado e alterado, a economia em todos os quadrantes vai sofrer abalos inimagináveis e o pessimismo tenta cortar as asas à esperança em dias de futuros risonhos, de sonhos desejados, da tranquilidade para todos há tanto esperada. 
O que vai ser o dia de amanhã para a humanidade? Sem ousar cair em desânimos, que não conduzem a nada, defendo que é preciso acreditar que os homens e mulheres do nosso tempo são tão corajosos, determinados e audazes quanto foram os homens e mulheres que nos antecederam. A guerra provocada pelo coronavírus será, se quisermos, a raiz de uma nova era. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário