sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Uma oportunidade única para o Forte da Barra

Do discurso proferido na cerimónia 
de lançamento do concurso REVIVE
por Fátima Lopes Alves,
Presidente da APA

«É uma honra poder referir-me a um elemento tão importante do património local edificado da Ria de Aveiro – o Forte da Barra – porque este espaço que vai a concurso, no âmbito do Programa REVIVE, faz parte das minhas memórias de infância e de família e atualmente da minha vida profissional.
Quando nasci, no Forte da Barra, havia apenas um edifício de hospedagem, com caráter turístico que era pertença dos meus avós maternos (Germano e Aldegundes) – na época chamava-se Pensão Jardim – assumida na sua designação o elemento urbano relevante do lugar do Forte da Barra – o Jardim -, ladeado pelas casas maiores, pela capela da Nossa Senhora dos Navegantes, onde os meus pais casaram há 60 anos, e pelos edifícios pertença do Porto de Aveiro (Direção Geral dos Portos / JARBA/ APA).
O Jardim, era um lugar privilegiado de convívio, recreio e lazer dos que por cá passavam e dos que por cá viviam o ano todo.
Neste pequeno aglomerado viviam cerca de 10 a 12 famílias que conviviam intimamente com Porto de Aveiro, representado neste conjunto urbano pelo interessantíssimo edifício JARBA, onde funcionavam as oficinas. Muitos dos que aqui moravam acabaram por se tornar trabalhadores do Porto, trazendo muitas vezes outros membros das suas famílias para cá trabalhar.»

Ler todo o discurso aqui ou aqui 

NOTA: O discurso proferido na cerimónia acima citada  por Fátima Lopes Alves, presidente do conselho de administração da APA, merece ser conhecido e lido pelos que, direta ou indiretamente, estão ligados à nossa região. Evoca recordações das suas vivências neste recanto, que são, também, de muitos de nós. Muito obrigado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário