«Imóvel edificado no século XVII, e situado de frente para a ria, terá de ter utilização turística. Concurso público para a concessão a privados, no âmbito do programa Revive, acaba de ser lançado.
É o primeiro forte a ser alvo de concurso público para concessão ao abrigo do programa Revive. Edificado no século XVII, o Forte da Barra de Aveiro, situado na Gafanha da Nazaré, pode estar prestes a ser requalificado e a dar lugar a uma unidade hoteleira. Tudo depende, agora, do interesse que ele venha a suscitar junto dos privados. O concurso para a sua concessão - lançado esta quinta-feira pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques - prevê um prazo de 90 dias para a apresentação de propostas. E ainda que esta não seja a primeira vez que o imóvel é alvo de uma tentativa de alienação, as entidades envolvidas no processo mostram-se optimistas quanto ao seu desfecho.»
Ver texto completo no PÚBLICO
NOTA: Congratulo-me com esta decisão por me parecer a mais viável e atrativa. Muitos sugeriam mais um museu aquele espaço Seria mais um museu às moscas... Mas é óbvio que no projeto deveria ficar exarado a criação de um espaço museológico aberto a todos, incluindo os turistas. Hoje há muitas formas de expor o que temos de valioso, do passado distante e mais próximo. Assim espero.