segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Os emigrantes devem andar por cá

Neste ferial mês de Agosto, os nossos emigrantes, radicados, em especial, na Europa, devem andar por cá, entre as famílias e os amigos que optaram por ficar em Portugal. Os emigrantes transportam na bagagem das suas memórias estes ares, as suas histórias de vida, as suas amizades e as suas enormes saudades.
Quando saio à rua para dar umas voltinhas, encontro um ou outro que me olha, me saúda e me dirige algumas palavras. Os seus rostos e expressões permanecem em mim, mas nem todos consigo identificar pelo nome.
Certos apelidos ficam, pois há traços identitários que não enganam. Peço desculpa, mas não consigo memorizar tudo. E de alguns, porém, sei histórias que me ajudam a mantê-los presentes no meu espírito.
Há tempos, num restaurante, um casal olhava-me com simpatia. Havia traços que interpretei como gafanhões, se tal se pode dizer. E não resisti: Dirige-me ao casal e disse: — Eu conheço-os, mas não consigo dizer de onde. E a resposta saiu pronta: — Da missa; sou irmão de… E viemos de férias.
Permitam-me que sugira aos nossos amigos que estão por aqui neste mês de Agosto, que me falem, apresentando-se, naturalmente, com o nome ou apelido de família. É que a nossa história de vida é feita de encontros, que não de desencontros.
Boas férias para todos.


Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário