quarta-feira, 10 de julho de 2019

Um dia diferente com jogos antigos




Estou por aqui com 22º, mas as notícias garantem-me que os 29º vêm a caminho. Um dia de verão em cheio para quem detesta o frio. Saí de casa e instalo-me no quintal, com relva fresquinha à vista. Os cheiros que dela emanam são refrescantes. Já caminhei para saborear a almofada verde, que o meu João Paulo terá de cortar um dia destes. Para já, o neto Dinis pode cair à vontade que não se magoa. 
A passarada emoldura o meu sossego com um chilrear constante. Não há um minuto sequer sem esta companhia inebriante que nos lava o cérebro e anima a alma. 
Levantei-me cedo para receber o verão que sabia quente para este dia. Na minha idade, o frio é um tormento que eu suporto com dificuldade. E porque urge aproveitar a vida, em plenitude, deixei a cama para respirar este dia na tranquilidade de um 10 de julho auspicioso, tanto quanto posso adivinhar. 
É na serenidade dos dias que mais recordo amigos e familiares que se instalaram noutra dimensão. Os seus sorrisos, as conversas sobre tudo e sobre nada, as suas amizades francas, os seus sonhos realizados e por realizar, mas também os que nunca encontraram vias de concretização. 
O presente, contudo, marca os meus dias com a alegria de gente feliz. Ontem houve sardinhada à noite e a tarde foi animada pela Lita, que voltou aos tempos dos jogos da era que desconhecia a Net, os vídeos, os computadores e passatempos dos heróis da juventude atual. O Loto, de tempos muito antigos, e o Vaivém, da década de 70 do século passado, voltaram à mesa e ao relvado, com a Lita a comandar. O Dinis e a Beatriz alinharam, para espanto meu. E durante umas horas, Tablete e PC ficaram de lado. Milagre? Talvez. 

Fernando Martins 

Sem comentários:

Enviar um comentário