Bento Domingues |
1. Para os dominicanos, o mundo é a cela e o oceano o claustro. Frei Henrique Urbano pertencia a essa nova era da vida religiosa
Tenho uma grande dívida em relação a frei Henrique Urbano. Já fiz, neste jornal, breves referências a esta figura extraordinária, mas sempre com a ideia de lhe dedicar uma crónica [1]. Nasceu em Portugal, em Fermentelos, a 27 de Setembro de 1938. Frequentámos juntos, alguns anos, a Escola Apostólica de Aldeia Nova e o Studium Sedes Sapientiae, em Fátima, nos anos 50 do século passado. Era músico, poeta e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Em Montreal (Canadá), fez um mestrado sobre as relações entre Sociologia e Teologia Pastoral. Ainda antes do doutoramento, já tinha entrado, a tempo inteiro, no Departamento de Sociologia da Universidade de Lavai, onde ensinou até à sua jubilação, a 30 de Maio de 1999. Doutorou-se nessa universidade em Sociologia, com uma tese sobre Mythes etutopies, no mundo inca.
Além do trabalho na universidade e de acordo com ela, foi-lhe possibilitada uma carreira paralela, na América Latina. Com outros dominicanos que tinham sido meus colegas em Toulouse, durante um trimestre de cada ano e nos anos sabáticos, trabalhou na fundação e no desenvolvimento do Centro de Estúdios Regionales Andinos "Bartolomé de Las Casas", em Cuzco (Peru), com apoio financeiro de várias organizações canadianas. Dirigiu, durante vários anos, a revista Allpanchis sobre questões sociológicas e antropológicas andinas e fundou a Revista Andina, com colaboração internacional, considerada então como a melhor revista de estudos neste domínio. Promoveu os estudos latino-americanos na Universidade Lavai, dirigiu várias teses de mestrado e de doutoramento e organizou colóquios no Canadá e outros países. Coordenou intercâmbios entre a Universidade Lavai e diversas instituições da América Latina durante vários anos.
Além deste centro de investigação, fundou a Casa Campesina, para ajudar os camponeses que precisavam de quem os guiasse na administração e na saúde, quando vinham à cidade. Fundou também o Colégio Andino, onde se ministravam cursos sobre todos os problemas latino-americanos. Seria importante desenhar o contexto
político e eclesial em que foi fundado e se desenvolveu esse complexo centro, a começar pela reforma agrária de Juan Velasco Alvarado, passando pelo Sendero Luminoso, do maoísta e terrorista Abimael Guzmán e pela Teologia da Libertação de Gustavo Gutierrez que, mais tarde, se tornou dominicano.
Tenho uma grande dívida em relação a frei Henrique Urbano. Já fiz, neste jornal, breves referências a esta figura extraordinária, mas sempre com a ideia de lhe dedicar uma crónica [1]. Nasceu em Portugal, em Fermentelos, a 27 de Setembro de 1938. Frequentámos juntos, alguns anos, a Escola Apostólica de Aldeia Nova e o Studium Sedes Sapientiae, em Fátima, nos anos 50 do século passado. Era músico, poeta e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Em Montreal (Canadá), fez um mestrado sobre as relações entre Sociologia e Teologia Pastoral. Ainda antes do doutoramento, já tinha entrado, a tempo inteiro, no Departamento de Sociologia da Universidade de Lavai, onde ensinou até à sua jubilação, a 30 de Maio de 1999. Doutorou-se nessa universidade em Sociologia, com uma tese sobre Mythes etutopies, no mundo inca.
Além do trabalho na universidade e de acordo com ela, foi-lhe possibilitada uma carreira paralela, na América Latina. Com outros dominicanos que tinham sido meus colegas em Toulouse, durante um trimestre de cada ano e nos anos sabáticos, trabalhou na fundação e no desenvolvimento do Centro de Estúdios Regionales Andinos "Bartolomé de Las Casas", em Cuzco (Peru), com apoio financeiro de várias organizações canadianas. Dirigiu, durante vários anos, a revista Allpanchis sobre questões sociológicas e antropológicas andinas e fundou a Revista Andina, com colaboração internacional, considerada então como a melhor revista de estudos neste domínio. Promoveu os estudos latino-americanos na Universidade Lavai, dirigiu várias teses de mestrado e de doutoramento e organizou colóquios no Canadá e outros países. Coordenou intercâmbios entre a Universidade Lavai e diversas instituições da América Latina durante vários anos.
Além deste centro de investigação, fundou a Casa Campesina, para ajudar os camponeses que precisavam de quem os guiasse na administração e na saúde, quando vinham à cidade. Fundou também o Colégio Andino, onde se ministravam cursos sobre todos os problemas latino-americanos. Seria importante desenhar o contexto
político e eclesial em que foi fundado e se desenvolveu esse complexo centro, a começar pela reforma agrária de Juan Velasco Alvarado, passando pelo Sendero Luminoso, do maoísta e terrorista Abimael Guzmán e pela Teologia da Libertação de Gustavo Gutierrez que, mais tarde, se tornou dominicano.
2. Entrei nesse mundo em 1992, a partir de um Congresso Internacional, no México, promovido pelo Centro Bartolomé de Las Casas de Cuzco, para o qual me pediram uma conferência sobre Teologia nas Fronteiras. Aí, ficou decidido que eu passaria a ir, anualmente, dar aulas de Teologia da inculturação nesse
centro. Entretanto, verificou-se a urgência de fundar um instituto com o objectivo de diálogo activo entre ciências humanas e teologia, complementando o trabalho desenvolvido nesse centro.
Trabalhei anos a fio em Santiago do Chile, na fundação e configuração do Instituto Pedro de Córdoba. O nome deste dominicano foi escolhido porque tinha sido o responsável pelo célebre sermão de Montesinos (1511), em defesa dos índios explorados, na ilha La Espanola (actualmente Haiti e República Dominicana).
Foi por causa da minha colaboração nesses centros que, depois, fui convidado para dar cursos na Colômbia e na Argentina.
No ano 2000, quando se dá um crescimento muito significativo da indústria do turismo, Henrique Urbano iniciou as suas actividades na Universidade de São Martinho de Porres (USMP Lima-Peru). Foi designado director do Instituto de Investigação de Turismo e Hotelaria que estabeleceu um programa de cooperação com várias universidades estrangeiras, sobretudo do mundo ibero-americano. Obteve para a Universidade de São Martinho a cátedra da UNESCO, Cultura, Turismo e Desenvolvimento. Fundou a revista Turismo e Património e foi o criador e primeiro director do Programa de Doutoramento em Turismo (2002), único na América Latina, com estudantes peruanos e estrangeiros.
3. Foi com surpresa que o meio intelectual internacional ligado aos estudos andinos recebeu a notícia da morte do investigador português Henrique Oswaldo Urbano de Carvalho, que se destacou como etno-historiador, antropólogo e sacerdote dominicano. A sua partida aconteceu em Lima, Peru, a 24 de Setembro de 2014.
Em 2016, para recordar e homenagear a sua vida e obra (1938-2014), foi publicada a Historiay Cultura en el Mundo Andino, editada por Johan Leuridan Huys, Decano da USMP, e por outras personalidades, representantes de várias instituições académicas. Esta obra traz novas luzes sobre os contributos de frei Henrique e analisa, com detalhes antes desconhecidos, as marcas deixadas pelo grande investigador português, sobretudo na renovação dos estudos andinos e sobre as crónicas e a evangelização colonial no Peru [2].
Segundo o In Memoriam Henrique Urbano, assinado pelos professores Simon Langlois, Nicole Gagnon, Alexandra Areliano e Jean Gould, "além do seu trabalho de cientista rigoroso, deixa a recordação de um homem sempre sorridente, uma personalidade cativante, mostrando uma atitude positiva contagiante e sempre de um humor muito próprio. De espírito imaginativo e algo poético, produziu uma obra de língua subtilmente cáustica, marcada por um olhar crítico muitas vezes mordaz. Na sua carreira universitária, em Lavai e em outras universidades, deixou muitos discípulos e profundas e generosas amizades".
Não podemos reproduzir, aqui, a vasta bibliografia de frei Henrique, mas quem desejar conhecê-la pode sempre recorrer ao Google.
Era uma lei sagrada do monge: fica na tua cela e ela ensinar-te-á tudo. Com o aparecimento dos Dominicanos e Franciscanos, no século XIII, Mateus de Paris, monge, observa: para estes o mundo é a sua cela e o oceano o seu claustro. Frei Henrique pertencia a essa nova era da vida religiosa.
[1] Dediquei-lhe a conferência de encerramento do Colóquio Rastos Dominicanos: de Portugal para o Mundo (9-11 de Outubro 2018).
[2] Sobre a originalidade da investigação de Henrique Urbano, ver Germán Morong Reyes y Alberto Diaz Araya, Henrique Urbano (1938-2014): De los ciclos Míticos Andinos a los senderos de la idolatria colónia, in Chungara, Revista de Antropologia Chilena, Vol. 47 (2015), 7-11.
Escreve ao domingo
Frei Bento Domingues O.P. no PÚBLICO de ontem
[2] Sobre a originalidade da investigação de Henrique Urbano, ver Germán Morong Reyes y Alberto Diaz Araya, Henrique Urbano (1938-2014): De los ciclos Míticos Andinos a los senderos de la idolatria colónia, in Chungara, Revista de Antropologia Chilena, Vol. 47 (2015), 7-11.
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