sexta-feira, 22 de março de 2019

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - PARA PENSAR E AGIR

São Miguel, Açores: a água atrai os nossos olhares
Lita e Aidinha no Luso: a sede era muita
Celebra-se hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água. Todo o mundo consciente sabe que a água é um bem fundamental à vida. Sem ela, tudo morre, mas nem com esta certeza somos capazes de olhar para a realidade nua e crua de que a água é um bem perecível. Falamos e escrevemos sobre a água, cantamos loas aos seus benefícios e gritamos contra os que a desperdiçam e conspurcam, mas não passamos daí. 
Este dia tem a virtude de nos alertar para a escassez deste líquido preciosos, mas logo a seguir nos descuidamos, como se a água não corresse o risco de  faltar. E no entanto, sabemos muito bem que há continentes onde se luta tenazmente para obter um cântaro de água potável. E também sabemos que a abertura de um simples poço, em zonas desertificadas, é motivo de festa para muitos. 
Por estes dias tem sido notícia a falta de água no nosso país por escassez de chuvas nas épocas próprias, insistindo-se na necessidade de a poupar. Os campos ressequidos geram pobreza e fome. O gado não tem pastagens e a poluição ajuda a empobrecer as reservas líquidas nas zonas freáticas. Com a falta de água, diz a lógica primária que os produtos alimentícios se tornam mais caros, mas a vida continua até o povo, que somos nós todos, tomar consciência de que a água é já um bem escasso. 
Sei que estou a dizer coisas banais, mas nem por isso quero deixar de assinalar este dia, na esperança de que saibamos tomar consciência da importância da água no dia a dia de todos. Aqui e no mundo inteiro.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário