domingo, 11 de novembro de 2018

Dia de São Martinho


A tradição manda que a 11 de novembro de cada ano se celebre o Dia de São Martinho, o santo que partilhou a sua capa com um mendigo. Seria, como sempre nesta época, cá pelo ocidente, a altura das temperaturas baixas, vento e chuva. No fundo, pretende-se homenagear a nossa disponibilidade para olhar os que, a nosso lado, sofrem as agruras do tempo. 
A tradição também nos manda comer castanhas assadas, o que se fará entre nós, com gosto. Sabem bem e quanto mais quentinhas, melhor. Regadas, naturalmente, com jeropiga ou bebida semelhante. 
Cá para nós, que ninguém nos ouve, as melhores castanhas são as assadas pelos assadores ambulante, que em Aveiro têm lugar cativo nas pontes ou por ali à volta. 
Bom apetite, que não deve faltar, e bom proveito. São os meus votos.

F. M.

Notas:

1. São Martinho nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou-se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.

Da Liturgia das Horas

 2. Provérbios

Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho
No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho
Veräo de São Martinho säo três dias e mais um bocadinho.
Vindima em outubro que o São Martinho to dirá
Pelo São Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário