sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Notas do meu diário – Liberdade pura


Tenho andado muito ocupado. Sou um tanto ou quanto desarrumado e de repente atiro-me ao trabalho para pôr ordem nas coisas que me rodeiam. Leva tempo, porque encho sacos da papelada inútil… depois começa o tira e põe, sem nunca acertar devidamente com o sítio certo. 
Nesse tira e põe dou de caras com livros e livretos que já tinham fugido da minha memória. Interrompo a ordenação e limpezas e ponho-me a ler ou reler. O tempo passa e assim tenho saboreado os últimos tempos, sem incomodar ninguém. Gosto deste cirandar e gosto imenso de estar em casa a falar com o meu passado e sem grandes preocupações com o futuro. Chamo a isto a liberdade pura. 
Eu sei que tenho de estar no mundo com as pessoas de casa, da família, dos amigos. Gosto de sentir o palpitar da vida, com todas as nuances. Gosto de conversar como os meus botões e com quem está ou chega. 
Quando editar pouco nos meus blogues, o que acontece frequentemente, não estranhem. Estou a descansar trabalhando. 
Bom fim de semana. Está mesmo a chegar. Usufruam a vida que eu por cá vou fazendo o mesmo. E estou a pensar no Acordo Ortográfico. Continuo com ele ou volto ao antigo? Ando a remoer a coisa. Há tempos estive a conversar com uma jovem amiga, docente universitária, que escreveu um texto para o PÚBLICO com a seguinte nota: "Por vontade expressa da sua autora, este texto encontra-se escrito segundo a norma ortográfica da Língua Portuguesa anterior ao Novo Acordo Ortográfico." E garantiu-me que não o segue, dizendo claramente: “Nem que me matem."

Fernando Martins

21 de setembro 

1 comentário:

  1. Volte à ortografia anterior, muito mais lógica, coerente e estável Além de que obviamente não é obrigatório alterar a escrita privada de cada um.

    ResponderEliminar