quinta-feira, 14 de setembro de 2017

P. Pedro José: Trabalhar em equipa torna-nos mais eficazes e mais maduros



Na Eucaristia de sábado, 9 de setembro, pelas 19h, na igreja matriz, foi prestada uma singela, mas significativa homenagem, ao P. Pedro José, vigário paroquial na Gafanha da Nazaré, que está de partida para novas tarefas pastorais em terras da Bairrada. A iniciativa partiu do Conselho Económico da nossa paróquia que ofereceu ao P. Pedro um paramento e uma coleção de livros de Agustina Bessa-Luiz, com edição da Fundação Calouste  Gulbenkian. Tratou-se de um «gesto de gratidão e agradecimento», no dizer do nosso prior, P. César Fernandes, que aproveitou a oportunidade para lhe desejar votos de que seja, no novo serviço, «uma pessoa feliz». Recordou, contudo, «que todos nós procuramos a felicidade, apesar de algumas vezes dizermos que a vida tem amarguras, com objetivos não alcançados». E prometeu que todos nos lembraremos dele nas nossas orações. Informou ainda que o P. Pedro José vai paroquiar Bustos e Mamarrosa, ficando a cooperar com o Padre Francisco Melo, como vigário paroquial, em Oliveira do Bairro e Palhaça.
Manuel Sardo, em nome do Conselho Económico, afirmou que, «quando se gosta das pessoas, o tempo passa a correr», salientando que o P. Pedro «tem o dom de cativar as pessoas pela sua disponibilidade e simplicidade». Dessa forma, «fomos crescendo juntos, adquirindo uma confiança saudável, capaz de criar laços de amizade que ficarão para sempre».
No momento da despedida, o homenageado tomou como ponto de partida a mnemónica dos efes, fixando-se em três mais um: Firmeza, Fortaleza e Felicidade, mais Fidelidade. Garantiu que aprendeu connosco a Firmeza, referindo que nestas terras, que certos amigos diziam das areias, encontrou «muita gente com raízes; as nossas raízes comuns».
Por estas terras, também experimentou a Fortaleza que dura imenso, à semelhança do vidro que, se ninguém o partir, pode durar mil anos. E agradeceu os votos de felicidades que lhe endereçaram, «porque só felizes nos podemos realizar como pessoas». 
Sobre a Fidelidade, que «é difícil de explicar», frisou que, «só sendo fiéis é que experimentamos a Firmeza, a Fortaleza e a Felicidade». «É isso que eu peço nas vossas orações», disse.
Lembrou, ainda, que é bom trabalhar em equipa, porque «nos torna mais eficazes e mais maduros, humanamente», sendo fundamental «para aquilo que queremos transmitir».
O P. Pedro José foi vigário paroquial da Gafanha da Nazaré de 2010 a 2017 e pároco da Gafanha do Carmo e da Gafanha da Encarnação de 2015 a 2017. Porém, viveu sempre na Gafanha da Nazaré. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário