quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Os Fogos Florestais



Os fogos florestais fazem parte indelével das nossas  memórias. Sempre existiram associados ao calor dos verões. E disso tem dado conta a comunicação social, conforme a época. Inicialmente, apenas os jornais e rádios e a seguir as televisões. Na era do Estado Novo, os fogos e outras calamidades eram camuflados, quando não bloqueados, por razões próprias da ditadura. Era preciso manter a ilusão de que tudo no país era um mar de rosas. Depois, ditaram as leis da transparência democrática, muitas vezes, porém, com jogos de cintura para fugir às críticas e às responsabilidades.
Hoje, toda a gente sabe tudo na hora exata. E a partir daí, a competição entre órgãos de comunicação atinge extremos que arrepiam, quando ao vivo plasmam cenas de dramas pungentes, sem respeito algum pela dor de quem vê toda uma vida levada pelo fogo devorador. A moderação na reportagem, na minha ótica, deve ter carta branca, sem fugir à verdade dos factos. 
De muito positivo, destaco sobremaneira as manifestações de solidariedade do povo português, que nunca virou costas ao sofrimento alheio. E destaco ainda, para além dos responsáveis governamentais e autárquicos, a Proteção Civil, Bombeiros, GNR e variadíssimas instituições que se deram aos que foram fustigados pela violência dos fogos. Evocamos sentidamente os que faleceram e  os feridos, bem como os seus familiares, mas também os desesperados que tudo perderam, numa perspetiva de nos motivarmos para todas as ações solidárias que vierem a ser implementadas. 
Permitam-me ainda uma palavra de apreço ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, em nome de todos nós, esteve nos momentos de dor junto de tantos destroçados. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário