segunda-feira, 2 de junho de 2014

AVEIRO NA ROTA EUROPEIA DE ARTE NOVA




«A Rota Cultural da “Réseau Art Noveau” foi certificada pelo Conselho da Europa, em abril, como Rota Cultural Europeia. A cidade de Aveiro é membro da “Réseau Art Nouveau” e da Rota Cultural desde maio de 2008, associando-se a outras cidades com património Arte Nova, entre elas, Bruxelas (Bélgica), Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Nancy (França), Riga (Letónia), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria), Glasgow (Escócia), Darmstadt (Alemanha). Com esta designação passam a ser 29 as Rotas Culturais certificadas pelo Conselho da Europa.



A distinção reconhece o trabalho da rede que inclui 22 instituições, 3 regiões e 18 cidades, e que desde 1999 tem definido políticas e realizado atividades que visam a promoção conjunta da herança Arte Nova. 

A rede fomenta os intercâmbios multilaterais à escala internacional e os encontros de trabalho para partilhar experiências e práticas em temas como os da inventariação de edifícios, as políticas de preservação dos imóveis e a candidatura comum aos programas de apoio financeiro da União Europeia.

A publicação de um manual de boas práticas, o guia para a promoção e difusão do espólio Arte Nova, a edição de livros e a divulgação na Internet são algumas das atividades que se têm desenvolvido no âmbito da Rota Cultural. 

A corrente estética Art Nouveau data do final do século XIX, com o florescimento da burguesia industrial, e privilegia a representação do movimento, utilizando elementos naturais para ornamentação. A região de Aveiro é considerada a capital portuguesa da Arte Nova, cidade em que diversos edifícios deste estilo, como a Casa Major Pessoa – Museu Arte Nova e o Museu da Cidade, constituem exemplares arquitetónicos emblemáticos.»

Fonte: CMA


Sem comentários:

Enviar um comentário