sexta-feira, 7 de junho de 2013

D. Manuel II


23 de junho de 1910

D. Manuel II


D. Manuel II decreta a criação 
da freguesia e paróquia

Quem entra na sacristia da igreja matriz pode apreciar o retrato do rei D. Manuel II, que assinou o decreto da criação da freguesia a paróquia de Nossa Senhora da Nazaré em 23 de junho de 1910. Terá sido, porventura, o último decreto desta natureza rubricado pelo rei de Portugal, que meses depois, concretamente em 5 de outubro do mesmo ano, abdicou, por força da instauração da República Portuguesa. 


Evoco, hoje e aqui, este rei que em 1908 visitou Aveiro, onde foi recebido com pompa e circunstância, colhendo aplausos das forças vivas e do povo em geral. Políticos republicanos, no entanto, não estiveram com meias-medidas e puseram de lado a arte de bem receber, classificando, no jornal “O Democrata”, a visita do rei como “A real bambochata”.
D. Manuel II passou pela Gafanha da Nazaré de automóvel, visitou as obras da Barra e regressou a Aveiro, pela Ria, tendo embarcado perto do Forte da Barra. E numa sessão solene, na Câmara Municipal, condecorou um gafanhão, António Roque, que conduziu o barco em que viajou, com a «medalha de mérito, philantropia e generosidade», como relata  Armando Tavares da Silva, no seu livro “D. Manuel II e Aveiro — Uma visita Histórica (27 de Novembro de 1908)”.
Depois do referido decreto, o Bispo-Conde de Coimbra, D. Manuel Correia de Bastos Pina, procede a ereção canónica da Paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, em 31 de Agosto do mesmo ano.
Diz o decreto do rei que no lugar da Gafanha havia pessoal suficiente para o exercício dos cargos paroquiais e que se devia atender à comodidade dos povos e ao bem espiritual dos requerentes.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário