S’ôra! O que significa honey?
Foi esta a primeira interpelação do G.G., naquela aula de Inglês, numa manhã de sol radioso, muito antes da data de hoje, espreitar no calendário.
Os primeiros raios de sol, após uma invernia pesada, têm o condão de despertar nesta gente miúda, os eflúvios do amor!
A palavra soou algo doce, à teacher, que imediatamente abriu a arca da memória e trouxe, à tona, a canção da sua juventude – Oh, sugar, sugar, oh honey, honey,! Não se lembrava do autor da mesma, nem da voz que lhe deu vida naquela década de 60, do século XX. Mas a toada estava bem gravada e bastou, apenas, ouvir o significante, para que toda a melodia fosse trauteada.
A vantagem de estarmos no século XXI, era da informática e das novas TICs, proporcionaria a pesquisa e a audição da canção, de tempos passados!
Aproveitado a dica daquele aluno, muito vivaço, por sinal, a teacher fez ali, um pouco de “chantagem pedagógica”! Já que havia tanto interesse em saber o significado daquele termo, que dada a proximidade do Dia dos Namorados, trazia, pela certa, água no bico, puxou a brasa à sua sardinha e fez esta proposta: Se conseguirem autocontrolar-se e não falar demais, para além do estritamente necessário da aula, vou pôr-vos a ouvir a canção, em que este tema é recorrente! Uma canção da minha juventude, com a qual rejubilei e também, de certo modo, me identifiquei. Ainda hoje, vibro com o ritmo cadenciado, que desperta emoções antigas!
A ajuda do youtube foi preciosa para me transportar ao século passado e identificar a canção, o autor e respetivo vocalista.
A aula decorreu linda e serenamente, os conteúdos da mesma foram lecionados, a prática escrita e oral desenvolveu-se, dentro das regras e... no fim, degustaram o “rebuçado” que lhes havia sido prometido.
Ron Dante, vocalista dos Archies, foi ouvido, em silêncio quase religioso, com toda a atenção e…professora e alunos escutaram enlevados, uma canção cheia de palavras doces… cheia de vocabulário, adequadíssimo a um dia tão esperado!
Mais uma vez se provou que se aprende de variadíssimas formas, bastando para isso que o professor esteja atento aos interesses dos seus alunos e que apesar de ser sex... ainda se sente contagiado pela faixa etária com que convive no dia-a-dia. Ainda tem o sangue a correr-lhes nas veias e a vitalidade/energia que são tão requeridas ao exercício do magistério.
Outra aprendizagem, muitos vezes repetida em contexto escolar é que a música, que serve de suporte a tantas atividades pedagógicas e tão do agrado da gente nova, é absolutamente intemporal. Ontem, como hoje, “Sugar sugar” adoça os ouvidos e a alma de quem a ouve!
Maria Donzília Almeida