quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Semanário da Diocese em tempo de aniversário

82 anos de Correio do Vouga


1. O Correio do Vouga completa na próxima sexta-feira, 16 de novembro, 82 anos, pois foi publicado pela primeira vez no dia 16 de novembro de 1930. Como a Diocese de Aveiro foi restaurada no dia 11 de dezembro de 1938, o órgão oficial da diocese é mais velho do que ela oito anos. Na realidade, não é bem assim. O Correio do Vouga nasceu como jornal da inspiração cristã, “de pé diante dos homens e de joelhos diante de Deus”, como se escrevia na primeira página do número 1, mas só se tornaria jornal da Diocese no dia 11 de dezembro de 1938, na tarde da restauração, quando D. João Evangelista de Lima Vidal anunciou que este semanário passaria a ser o órgão oficial da diocese. Temos, então, que os 75 anos da Diocese de Aveiro, que agora começam a ser celebrados, são também os 75 anos do Correio do Vouga como seu semanário.


2. Toda a gente sabe que o mundo da imprensa escrita está em ebulição. O papel dos jornais já não é o que era. Há outros meios e modos de comunicação. O financiamento é cada vez mais difícil através da publicidade – algo que nunca foi determinante num jornal como este. Os leitores preferem outras vias para se informarem. O jornal parece um meio dos séculos passados. Mas ainda é desejado por muitos, quando alguns já avançam que a imprensa escrita desaparecerá por completo no prazo de duas décadas. Chegará este jornal aos 100 anos?
3. Chegue ou não o Correio do Vouga em papel aos 100 anos, há que ter em conta que um jornal é um meio. O que interessa não é o meio, que é instrumento, mas o que ele transporta, a informação. Podem os suportes mudar, que a informação continua a ser necessária – e cada vez mais. Por isso, seja qual for o meio – papel, digital, outro? – quem faz o Correio do Vouga cá continuará com vontade de servir a informação diocesana e regional. Nunca esquecendo que um dos títulos do fundador da Igreja, inspiração e sentido das nossas vidas, Jesus Cristo, é precisamente este: Palavra. Para servir a Palavra, o Verbo, com palavras e imagens, cá estaremos. E agradecemos a vossa companhia.

O diretor-adjunto

NOTA: O Correio do Vouga está há muito no meu espírito e na minha vida. A este semanário dediquei uns bons anos da minha existência, em tempos difíceis e na hora do desabrochar das novas tecnologias, que seria necessário implementar para não perder o ritmo da nova forma de comunicar. Tempos duros, mas compensadores.
Importa agora sublinhar que o semanário da Diocese de Aveiro precisa do carinho e do envolvimento de todos os católicos  da Igreja Aveirense e não só. Ele aí está disponível para assumir o seu papel de levar  aos leitores as notícias, as reportagens e os comentários que de outra forma ficariam esquecidos nos caminhos tortuosos das nossas aldeias e vilas mais isoladas. Os meus parabéns para quem o dirige e faz semana a semana.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário