Arquiteto francês, nascido em 9 de novembro de 1812, morreu em 2 de agosto de 1884.
Filho do arquiteto Paul Abadie (1783-1868), estudou nos colégios de Angoulême et de Bordeaux. Aos 20 anos, regressou a Paris tendo sido aluno de Achille Leclère e da École des Beaux-Arts.
Muito trabalhador, fez rápidos progressos e dedicou-se a um estudo sobre a arquitetura da idade média. Nomeado, em 1841, supranumerário para os trabalhos de construção, do palácio dos arquivos, depois auditor no conselho da construção civil, ficou ligado, em 1844, aos trabalhos de Notre Dame de Paris. Em 1848, Paul Abadie torna-se o arquiteto da comissão de monumentos históricos, e, em 1849, arquiteto das construções diocesanas. A partir deste momento, construiu ou restaurou uma grande parte dos edifícios religiosos e monumentos, na Charente, na Gironde e na Dordogne. Em 1869, Paul Abadie, que já criara a sua reputação, foi nomeado conselheiro das obras públicas e oficial da Legião de Honra, da qual era cavaleiro desde 1856. Neste ano, candidatou-se ao grande prémio de arquitetura de 100 000 francos, atribuído a M Duc.
Tornado inspetor-geral dos edifícios diocesanos, em 1872, foi nomeado em Julho de 1874, o arquiteto diocesano de Paris e no mês de janeiro de 1875, sucedeu a M. Gilbert como membro da Academia das Belas-Artes .
Entre os mais importantes trabalhos de Paul Abadie, contam-se : a igreja de Saint-Ferdinand, em Bordéus; as igrejas de Langoiran e de Valeyrac, na Gironde; a igreja de Saint-Georges, em Périgueux ; as igrejas de Bergerac e de Faux, na Dordogne. Em Angoulême, Paul Abadie construiu as igrejas de Saint-Martial, Saint-Ausone, a capela do liceu e o belo hotel da cidade que se elevou sobre a localização do antigo castelo, cuja torre foi mantida e restaurada. Na maioria dos edifícios que erigiu, Paul Abadie adotou o estilo romano-bizantino, pelo qual nutre um gosto particularr. Arqueólogo de muita ciência e gosto, restaurou da maneira mais inteligente, numerosos edifícios religiosos, como: a torre Saint-Michel e a igreja Sainte-Croix, em Bordéus ; a catedral de Périgueux, a catedral de Angoulême, etc. No concurso que abriu em Paris em agosto de 1874 para a construção da igreja Sacré-Cœur, em Montmartre, o projeto apresentado por Paul Abadie foi considerado o mais notável e adotado, com ligeiras modificações de detalhe. Como resultado, o eminente arquiteto foi contratado para erguer este monumento, cuja construção apresenta enormes dificuldades. No final de 1876, ainda não reunia as condições para lançar os alicerces.
Na Exposição Universal de 1855, Paul Ababie enviou desenhos que representavama a fachada da antiga igreja de Aubeterre, a igreja de Saint-Michel d'Entraigue (Charente), a igreja de Montmoreau e a igreja de Rioux-Martin (Charente). Ganhou uma menção honorífica.
Pelo seu papel de relevo, na arquitetura francesa, a Google dedicou-lhe, hoje, um doodle.
9 de novembro de 2012