terça-feira, 6 de novembro de 2012

Diocese de Aveiro: Missão Jubilar em ação

Bela aventura para iluminar o mundo 
com a nossa fé e com a nossa vida 



No dia 6 de novembro, as nossas vizinhas Fernanda e Eneida vieram visitar-nos, no âmbito da Missão Jubilar e na qualidade de mensageiras, tarefa que assumiram com gosto. Eram portadoras de um estandarte e de um desdobrável, onde deverá ser colada uma fotografia alusiva à colocação do referido estandarte, no exterior da habitação. 
O estandarte tem como legenda “Vive esta hora!” e lateralmente pode ler-se “missão jubilar dos 75 anos da restauração da diocese de aveiro 1938 I 2013”. 
Fernanda e Eneida agradeceram o facto de as termos recebido e anunciaram que regularmente, até 11 de dezembro de 2013, repetiriam a visita, para nos pôr ao corrente das mais diversas iniciativas e etapas da Missão Jubilar, em boa hora proclamada pelo nosso Bispo, D. António Francisco dos Santos. 


O estandarte é para colocar no exterior das casas no dia 11 de novembro e a foto desse momento deve figurar no desdobrável. Mas também deve ser remetida para diadoanuncio@diocese-aveiro.pt. Ainda lembraram que em 30 de novembro haverá uma sessão/debate — A ação social: protagonistas —, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, pelas 21 horas. 
Consideraram a importância desta iniciativa, dirigida a toda a gente, no sentido de nos sensibilizar para a vivência dos valores evangélicos, base essencial de uma sociedade mais fraterna, porque mais cristã. 
As mensageiras que nos visitaram ficaram responsáveis pela Rua Almeida Garrett, a nossa rua, e já visitaram as famílias que tinham de visitar, tendo sido acolhidas com amizade e respeito. Conhecem todos os moradores e apenas vão informar o que vai acontecer na Missão Jubilar. 
Quando foram convidadas para esta tarefa, informaram logo que «que não serviam para pedir dinheiro nem para pregar». Nessa linha, recusam qualquer semelhança com os mais variados grupos religiosos, que frequentemente nos abordam para difundir as suas ideias e doutrinas. Aliás, as instruções que receberam esclarecem que não é conveniente visitar quem é assumidamente de outra religião, embora nossos amigos. «O respeito pelas ideias de toda a gente é absolutamente tido em conta», disseram-nos. 
No desdobrável, é sublinhado que a Igreja de Aveiro, com a Missão Jubilar, «vive e celebra com renovada alegria a fé em Jesus Cristo, abre-se ao mundo com ânimo evangelizador e assim se torna rosto de esperança». Mas também se pode ler a recomendação de D. António Francisco, quando frisa que o «estandarte é sinal da Esperança e união nesta grande e bela aventura de iluminar o mundo com a nossa fé e com a nossa vida». 
Permitam-nos que sublinhemos a mais-valia que representa a visita dos mensageiros, homens e mulheres, às famílias das suas ruas. Mais-valia que se traduz na mensagem que oferecem e no encontro que proporcionam, enriquecendo o espírito de vizinhança, tão em desuso já nos nossos dias. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário