terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prudência em outubro

"Em outubro sê prudente: guarda pão, guarda semente."

A prudência fica bem em toda a parte e em todos os momentos. Este provérbio sugere que se guardem o pão e as sementes. O pão, porque ele é a base da alimentação de muita gente; a semente, porque  é fundamental para a reprodução de novas plantas.

Uma curta história: Há bons anos, numa quinta de gente amiga, em Trás-os-Montes, depois de um lauto almoço com feijoada à transmontana, pus-me a apreciar a  paisagem, enriquecida pelos montes da serra da Padrela, ao lado do meu amigo. Questionei-o sobre os limitas da sua quinta e ele, de resposta pronta, disse-me: «A minha quinta passa ao longe pelo arvoredo que vê e vai até àquele pão; depois dá a volta até aqui.»
- Qual pão?
- Então não o vê?
- Ao longe só vejo cereais...
- É pão, centeio, meu amigo! - disse-me ele.
Aí fiquei a perceber melhor a riqueza da nossa língua. 


1 comentário:

  1. Professor!
    Aqui, na nossa terra, também se usava o termo, quando as terras eram votadas à cultura de cereais, de qualquer espécie. Quando a agricultura começou a rarear, alguns agricultores começaram a plantar pinhal, para ocupar as terras e colher algum usufruto, ainda que a longo prazo. Os meus pais tinham "terras de pão" e pinhais. Eu herdei uma terra de pão e dediquei um parte a pinhal, seguindo as pisadas do D. Dinis!Uma alimenta-me o corpo, o outro alimenta o espírito. Ainda há bem pouco tempo, o meu querido pai fez uma referência ao terreno, onde foi construída a casa que habito, como sendo uma "terra de pão". Produziu muito milho, muito bom milho, de espigas gordas, que eu, nas longas férias de verão, ainda ajudei a crescer!A nossa língua é rica, nas suas variantes regionais!

    ResponderEliminar