segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chegada do outono: 23 de setembro

Por Maria Donzília Almeida


Couve-galega


O Outono pachorrento,
Com seus matizes de cor.
Abre a porta à chuva, ao vento
E à paleta do pintor!

Ainda há dias, referi as estivais temperaturas da estação cessante, a imiscuírem-se neste Outono incipiente e eis que a chuva e o vento, característicos da nova época, se fazem anunciar e entram em força!
Nunca, como hoje me senti tão agradecida ao Criador, na pessoa do seu assessor S. Pedro. Quando, no seu dia, 29 de Junho, plantei, na horta, a que os Ingleses, poeticamente, chamam, kitchen-garden, um punhado de couve-galega, entreguei nas mãos do santo a supervisão celeste da minha plantação!
Passaram três meses de pleno verão, com temperaturas altas a contrariar a vontade das couves de crescerem e ficarem viçosas, na promessa de um saboroso caldo verde.

Houve a necessidade de regar, o que não é propriamente um problema, já que o sistema de rega, automático, instalado, permite levar a água "ao meu moinho!". O lençol freático, também a fornece em quantidade generosa, graças a Deus! Mas para que a água chegue ao destino, é preciso acionar a EDP e... carregar no botão! Dá imenso (!?) trabalho e a despesa concomitante!
Hoje, foi com grande júbilo, que assisti, do conforto do lar, à quantidade de água que o S. Pedro fez jorrar sobre a horta. A terra seca como cinza, sorveu o precioso líquido, com a avidez de quem tem uma sede insaciável. Regou, profusamente, toda a extensão do quintal e as fruteiras que bradavam aos céus "a bênção duma fonte" nas palavras de Florbela Espanca.

S. Pedro, eu dou-te beijos,
Pois mandaste uma chuvada!
Atendeste os meus desejos
E a couve ficou saciada!

Foi um verdadeiro maná que caiu do céu, tão sereno, tão equitativo! E se para alguns a chuva é indesejada, incómoda e até, esconjurada, p'ra mim foi ouro sobre azul! Aconchegou-me a alma, mas mais ainda aqueles seres vegetais cujo direito à vida é tão efémero! O meu apetite pelo caldo verde, tão elogiado pelos tratados de gastronomia é o fim..... da couve galega! Mas, como em tudo na vida, o bem de uns é o mal dos outros! Quando virá Alguém à terra, reverter esta verdade?

24.09.2012



- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário