quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Violência contra idosos






"Entre 2000 e 2011, a Associação de Apoio à Vítima (APAV) registou 6249 casos de idosos vítimas de crimes e de episódios de violência, um número que aumentou para mais do dobro durante esse período. As vítimas são sobretudo mulheres, entre os 65 e os 75 anos."

Ler mais aqui

Nota: Esta notícia é dramática. No fim da vida, há idosos maltratados. E se soubermos que há filhos agressores, então o caso é gravíssimo. Violentar quem nos deu a vida, quem nos ensinou a andar e a falar, quem nos educou e amou, é repugnante.
Os idosos estão numa fase da vida em que precisam mais de carinho do que de pão para a boca. E quem os trata mal, quem os marginaliza, quem os despreza e humilha, não pode ser uma pessoa respeitável e respeitada. Não defendo o olho por olho, dente por dente, mas sugiro que estes malfeitores sejam obrigados a tratamento psicológico ou psiquiátrico, porque são doentes graves.


- Posted using BlogPress from my iPad

1 comentário:

  1. Corroboro em absoluto, a opinião manifestada! Quem maltrata um velhinho, merece o mesmo castigo daquele que maltrata uma criança: ambos são indefesos! Há quem só valorize os vindouros, esquecendo-se que a vida é cíclica e tudo o que fizermos aos outros, receberemos de volta. E, para melhor percebermos o que sente um idoso é pormo-nos no papel dele! Imaginarmo-nos frágeis, com uma série de limitações, para quem a vida normal já é penosa. Se a juntar a isso, sentirmos hostilidade naqueles que nos rodeiam e que, por norma, são familiares chegados,então o simples facto de existir é uma crueldade!
    Advogo que pensemos nos idosos como seres muito úteis e válidos que já foram e que estão a cumprir a última etapa da sua peregrinação na terra! Um dia, chegará a nossa vez e iremos colher o juro do investimento que fizemos!

    ResponderEliminar