segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Postal Ilustrado de Férias - 8

Órgão marinho em Zadar





Viajar alarga os horizontes e aguça o desejo de conhecer mais e mais! Foi isso que aconteceu, após o regresso do Adriático. Com mais tempo para aprofundar, debrucei-me sobre o Órgão Marinho que tanto me impressionou....e apurei:
O Sea Organ foi criado em 2005, pelo arquiteto Nikola Basic nas águas do mar de Zadar, Croácia. Trata-se de um jovem (!?) arquiteto croata, apenas mais velho que eu, três anos! Nasceu na ilha de Murter e frequentou o liceu em Zadar. Fez o curso de Architecture and Urbanism em Sarajevo.





É o primeiro órgão de tubos, em todo o mundo, tocado pelo mar. Debaixo kdos degraus, há 35 tubos, musicalmente afinados que produzem um som de assobio. O movimento do mar, empurra o ar através dos tubos e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, são executados os acordes. As ondas criam uma harmonia aleatória que pode ser escutada pelos transeuntes e moradores locais. Parece que estes não acham assim tanta piada, à música permanente que o prodigioso mar lhes proporciona. Informação da guia local.


Esta obra magistral da arquitetura, ganhou o prémio europeu para espaços públicos(European Prize for Urban Public Space). O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original, enquanto desfrutam de uma tranquilidade e paz, que só este recanto croata do Mar Adriático pode proporcionar! Eu senti-me, verdadeiramente numa outra dimensão.....quase atingindo o Nirvana! Pena, não ficar ali, à distância do paredão da Barra, quando me passeio em contemplação semelhante!
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais às pessoas que visitam a localidade. Zadar, cidade do litoral croata foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial, pelo que a criação do Órgão foi também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento. Este é o esquema dos degraus:




Mª Donzília Almeida
26.08.2012


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário