quinta-feira, 24 de maio de 2012

“ENTRE TEXTOS — PERSPECTIVAS SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE”

Um livro de Sara Reis da Silva


A Sara na hora dos autógrafos

“ENTRE TEXTOS — PERSPECTIVAS SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE” é mais um livro de Sara Reis da Silva, docente da Universidade do Minho. Trata-se de uma obra que vem na sequência de outras, estando já em preparação dois estudos sobre a mesma temática. Mais, certamente, se seguirão, ou não fosse a autora uma apaixonada por estas áreas literárias, de que se tornou uma especialista a ter em conta. 
Este livro, que faz parte da coleção Percursos da literatura Infanto-Juvenil, da Editora Tropelias & Companhia, é fruto da «vivência profissional, mais precisamente docente e investigadora», da Sara Reis da Silva, como se lê na Apresentação
Sublinha a autora que «os cerca de vinte estudos compilados nesta obra apresentam uma extensão e uma profundidade variada, sendo resultantes de investigações assentes em pressupostos metodológicos qualitativos que se inscrevem no âmbito dos estudos literários ou na análise e interpretação textuais». 
“ENTRE TEXTOS — PERSPECTIVAS SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE” é um trabalho que se destina não só a especialistas e estudiosos da literatura para a infância e para a juventude, mas também a docentes, alunos universitários e educadores, em especial pais, isto é, a todos os que buscam nos livros razões para a formação integral dos seus educandos.
Na apresentação da obra, que ocorreu na Biblioteca Municipal de Ílhavo, no sábado, 19 de maio, Paulo Costa, vereador da Câmara Municipal, que conheceu a Sara desde os bancos do Liceu, sublinhou a sua «humildade e confiança», referindo que desde esses tempos «sentíamos que a Sara chegaria longe». Depois de dizer que «todos gostamos que os nossos amigos tenham sucesso», Paulo Costa frisou que a autora «faz parte do dia-a-dia da Biblioteca de Ílhavo». «Se há alguém que não tem tempo, a Sara é uma delas, mas ela arranja sempre tempo para o que é preciso», disse. 
João Manuel Ribeiro, escritor e editor, garantiu que Tropelias & Companhia «vive no meio do reino das alternativas», sendo «muito difícil colocar este tipo de livros no mercado». Entretanto, anunciou a próxima obra da Sara «para breve», frisando a importância de «dar oportunidades a quem quer escrever», apostando «na qualidade dos autores». 
Virgílio Alberto Vieira, escritor e crítico literário, que apresentou “ENTRE TEXTOS — PERSPECTIVAS SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE”, citou Carlos Drumond de Andrade, dizendo que «somos sempre devedores a alguém de alguma coisa», atitude que devemos ter para com a Sara Reis da Silva. 
Referiu a importância da leitura, ao mesmo tempo que denunciou a dívida da comunicação social para com «o esforço que tem sido feito pelas bibliotecas» em prol dos livros. Disse que a Sara «faz estes livros de forma natural» e aplaudiu o esforço da editora [Tropelias & Companhia] que publica «obras que estariam condenadas a ficar na gaveta». 
Por sua vez, a autora, no encerramento da sessão, lembrou «a aventura que é apresentar estes trabalhos» e considerou «os livros como as pessoas», porque «os livros são pessoas». Adiantou que os textos agora publicados refletem os seus amigos, na certeza de que «somos habitados por livros e por amigos», uma frase que não é sua, «mas que gostaria que fosse». 

Fernando Martins

NOTA: Como amigo da Sara, para mim a Sarinha, não posso deixar de dizer, a título pessoal, quanto admiro o seu saber, a sua capacidade de trabalho, a sua dedicação e paixão pelos livros e pela literatura, sobretudo numa área em que se tornou especialista e docente universitária. Felicito-a pelos seus êxitos, enquanto continuo à espera de outros trabalhos, para nosso prazer e para o bem das nossas crianças e dos nossos jovens. 

Sem comentários:

Enviar um comentário